Essa é a análise das 4 táticas para recuperar a bola do River Plate de Marcelo Gallardo. Separei alguns lances dos dois jogos das semifinais da Libertadores 2019 contra o rival Boca Juniors.
Como vimos na análise anterior sobre as táticas defensivas do River, os dois pilares mais importantes desse sistema de marcação são: intensidade e compactação.
Nessa análise vamos entender melhor as quatro principais táticas de recuperação de bola da equipe do River de Marcelo Gallardo: Perde pressiona, marcação pressão, avançados recuando e defensores avançando.
Aprenda tudo sobre estratégia e tática no futebol, conheça o Curso de Análise Tática. Aproveite que tem aula grátis disponível.
Perde Pressiona
Uma das principais táticas para recuperar a bola do River, é o Perde Pressiona. O time do Marcelo Gallardo mostra sempre muita cooperação e velocidade para pressionar seus adversários, antes que eles se organizem para tentar avançar em campo.
Dessa forma, a equipe consegue recuperar muitas posses de bola ainda no campo de ataque. Portanto, mesmo que esse comportamento exiga intensidade, o desgaste não é tão grande. Uma vez que o time corre muito mas por pouco tempo.
Marcação Pressão
Como vimos na análise anterior, em alguns momentos do jogo o time sobe seu bloco de marcação para tentar neutralizar a saída de bola adversária. Para isso a equipe sobe com jogadores o suficiente para promover o encaixe de marcação individual. Ou seja, depende de quantos jogadores adversários recuam, para que o River determine quantos jogadores vão avançar para pressionar.