4 Táticas para Recuperar a Bola do River de Marcelo Gallardo

Essa é a análise das 4 táticas para recuperar a bola do River Plate de Marcelo Gallardo. Separei alguns lances dos dois jogos das semifinais da Libertadores 2019 contra o rival Boca Juniors.

Como vimos na análise anterior sobre as táticas defensivas do River, os dois pilares mais importantes desse sistema de marcação são: intensidade e compactação.

Táticas para Recuperar a Bola do River - Perde Pressiona

Mesmo que em muitos momentos o time pareça com o desenho defensivo mais bagunçado em campo, a velocidade de recomposição do bloco de marcação neutraliza os espaços que podem aparecer.

Nessa análise vamos entender melhor as quatro principais táticas de recuperação de bola da equipe do River de Marcelo Gallardo: Perde pressiona, marcação pressão, avançados recuando e defensores avançando.

Táticas para Recuperar a Bola do River - Marcação Pressão

Dessa forma, tentar entender como esse comportamento do time, e essa luta incessante pela bola, favorece com que os jogadores corram muito mas por pouco tempo, antes de conseguir ter a bola em sua posse novamente.

Aprenda tudo sobre estratégia e tática no futebol, conheça o Curso de Análise Tática. Aproveite que tem aula grátis disponível.

Perde Pressiona

Uma das principais táticas para recuperar a bola do River, é o Perde Pressiona. O time do Marcelo Gallardo mostra sempre muita cooperação e velocidade para pressionar seus adversários, antes que eles se organizem para tentar avançar em campo.

Dessa forma, a equipe consegue recuperar muitas posses de bola ainda no campo de ataque. Portanto, mesmo que esse comportamento exiga intensidade, o desgaste não é tão grande. Uma vez que o time corre muito mas por pouco tempo.

Marcação Pressão

Como vimos na análise anterior, em alguns momentos do jogo o time sobe seu bloco de marcação para tentar neutralizar a saída de bola adversária. Para isso a equipe sobe com jogadores o suficiente para promover o encaixe de marcação individual. Ou seja, depende de quantos jogadores adversários recuam, para que o River determine quantos jogadores vão avançar para pressionar.


Gostou? Compartilhe esse texto!