A Melhor Forma de Estudar Futebol

A única coisa que todos os grandes técnicos da história do futebol tem em comum, é o fato de serem todos estudiosos do futebol. Ou seja, independentemente das estratégias utilizadas, a dedicação aos estudos é pré-requisito básico dos bons trabalhos.

Quem não estuda fica para trás!

No entanto, o grande problema é que não existe um caminho muito bem definido em busca desse aprendizado. Em geral, encontramos muitas informações desconexas, várias teorias que nomeiam de formas diferentes as mesmas coisas, são inúmeros os desafios.

Além disso, vivendo na era da informação, recebemos uma enxurrada de novos conteúdos a cada minuto, que mais confudem do que esclarecem.

Logo, será que a melhor alternativa é consumir tudo o que aparece pela frente?

Certamente que não, saber como dedicar seu tempo é a melhor coisa que você pode fazer.

Então, sabemos que estudar é de vital importância, mas qual é a melhor forma de estudar futebol?

Como extrair o máximo da sua dedicação e esforço?

Pois é, o caminho das pedras existe, mas ele é diferente para cada um. Portanto, o objetivo desse texto é colocar você no caminho da sua evolução.

Problema das Teorias Sobrepostas

Um dos maiores problemas quando você decide estudar futebol, é encontrar diferentes teorias sobrepostas. Em outras palavras, cada teoria dá um nome distinto a coisas iguais.

Eu vejo muita gente discutindo conceitos, perdendo tempo e energia. Por exemplo, a “linha defensiva”, tem gente que chama de primeira linha, outros chamam de última linha.

Você vai perder seu tempo discutindo quem está certo? Não vale a pena, o importante é entender o conceito.

Foque nas questões que irão te trazer entendimento. O que é importante saber sobre a linha defensiva? Como ela deve se comportar? Quais são as vantagens e desvantagens de cada dinâmica? E não se é correto chamar de última ou primeira.

Problema do Excesso de Conteúdo

Vivemos na era da informação, e isso deu voz a muita gente que não está preparada para transmitir conhecimento.

Então nos deparamos diariamente com conteúdos totalmente desinformativos, que mais atrapalham e tomam seu tempo do que te ajudam a evoluir.

Excesso de Informações - Estudar Futebol

Saber filtrar que tipo de informação você irá absorver é fundamental. Não perca tempo acompanhando fontes inúteis. Nem mesmo para discordar! Pois isso não irá te acrescentar nada.

Vejo muita gente perdendo tempo elaborando “textões” para “lacrar” alguma publicação que discorda. Pura perda de tempo, sinto muito!

Pense comigo, se você ficar jogando seu tempo nisso, quanto tempo vai sobrar para você de fato evoluir? Nenhum!

Então busque a sua evolução, e deixe que os outros busquem suas próprias evoluções, cada um percorre jornadas diferentes no caminho do conhecimento.

Limitações Para Estudar Futebol

Um dos principais pontos para se estudar futebol, é ter acesso aos jogos completos. Tanto partidas ao vivo, quanto gravadas.

Entretanto, isso acaba sendo problema para muita gente. Quer seja por falta de acesso aos jogos, quer seja por estar acostumado a assistir resumos esportivos de melhores lances.

A questão do acesso aos jogos é importante, ao longo do texto vou apresentar algumas alternativas para você conseguir contornar esse problema. Então voltaremos nisso mais adiante.

Mas o costume de assistir resumos vai te atrapalhar muito se quiser entender futebol de verdade. Portanto, comece a mudar isso agora.

Se você não tem tempo de sobra, troque programas de resumo esportivo por partidas completas. Dessa forma você já começará a entrar no caminho certo da evolução.

Futebol é uma Ciência Multidisciplinar

Existem várias esferas envolvidas no estudo do futebol. Desde as questões biológicas do atleta, passando pelos fatores psicológicos, até táticas e estratégicas.

Futebol Ciência Multidisciplinar

Ou seja, estudar futebol é estar disposto a se debruçar sobre um objeto multidisciplinar. Entender todas as eferas que irão influenciar o comportamento dos times em campo.

Dessa forma, existe um grande desafio, pois os estudos sobre futebol estão isolados em cada área. Existe um vácuo de informações, uma falta de publicações que abordem o futebol em todas as suas camadas simultaneamente.

Principalmente materiais que sejam didáticos e de fácil assimilação. As melhores publicações são profundamente técnicas dentro de cada área, o que dificulta bastante o entendimento.

Existe o Caminho das Pedras?

A boa notícia é que, sim, você pode encontrar o seu caminho das pedras para estudar futebol.

Como você pode perceber, sair coletando materiais aleatórios pode causar grande confusão. Então você precisa de uma forma de organização eficiente dos conceitos aprendidos.

Caminho das Pedras

Você pode criar a sua própria organização ou seguir alguma que achar interessante durante suas pesquisas. Eu sugiro que você utlize o modelo DRAF e divida em quatro grupos de táticas a estratégia de um time (Defende, Recupera, Avança e Finaliza).

Mas nada impede você de criar sua própria metodologia. No entanto, não deixe de se organizar de alguma forma. Encontrar uma maneira eficiente, vai te proteger dos problemas listados acima, como a sobreposição das teorias.

Seja seguindo um modelo próprio, o modelo DRAF ou qualquer outro modelo, é importante que essa organização funcione com o seu modelo mental.

Como eu disse, cada um segue sua própria jornada, pois não existe um caminho único a ser percorrico. Afinal futebol é uma ciência multidisciplinar.

Dedicação e Tempo de Estudo

Quanto mais tempo você dedicar melhor! Isso desde que você dedique seu tempo da maneira correta, sem desperdiçá-lo. Não tem segredo nenhum aqui!

Todo tempo corretamente dedicado significará evolução.

Tempo para Estudar Futebol

E quando eu digo corretamente, estou falando de formas produtivas para sua dedicação: assistir jogos completos, ler textos ou livros de qualidade, ver análises feitas por profissionais competentes.

Mas principalmente ver jogos completos, reforço!

Não tem como você ficar estudando materiais de terceiros, se você não tenta aplicar na prática o conhecimento que você adquirir.

Seu conhecimento será sempre teórico e nunca será prático. Vai ter dificuldade em aplicar, ou identificar por conta própria os comportamentos quando a bola estiver rolando na sua frente.

Onde Encontrar Jogos Completos

Acho que ficou claro que é importante assistir jogos completos, certo?

Então aqui eu deixo uma lista de sites que você pode ter acesso às partidas.

https://footballia.net

https://onefootball.com

https://mycujoo.tv/

http://fullmatchsports.com/

No próprio YouTube você encontra jogos completos. Além disso, uma busca simples no Google pode trazer outra infinidade de sites que disponibilizam jogos completos.

Pegar gravações é muito importante, pois podemos pausar, voltar, ver e rever os lances quantas vezes precisarmos. E isso ajuda muito a interpretar cada comportamento corretamente.

Como Criar um Modelo Próprio

Bom, como eu disse é possível que você crie sua própria metodologia para analisar futebol.

Mas por onde começar?

DRAF é Atenção

Quando você estiver assistindo a um jogo, com o objetivo de analisar, ou estudar, aplique essas dicas que eu segui para criar o modelo DRAF:

Procure Comportamentos Repetidos

Tente observar o que os times insistem em tentar. Dessa forma, você vai começar a diferenciar o que é um lance esporádico e o que é uma tática bem definida. Busque pelos padrões de jogo.

Congele a Imagem

A melhor forma de ver posicionamento é pausando o vídeo. Principalmente no começo, é muito difícil entender tudo o que está acontecendo em campo. Congelar a imagem e observar com calma vai ser um ganho riquíssimo para suas análises.

Reveja os lances

Futebol é movimento, não podemos ficar observando apenas imagens paradas. Então veja o lance, foque na movimentação de um jogador. Veja o lance novamente e foque na movimentação de outro. Repita quantas vezes forem necessárias para entender exatamente o que aconteceu ali.

Entenda os Desdobramentos

Não fique preso a câmera lenta e finais de lance, ou a conclusão em si. Observe o lance desde sua origem. Entenda o que levou a cada situação. Onde os espaços foram criados, quais foram as movimentações mais importantes. Qual padrão foi quebrado. O porquê de um lance terminar em uma jogada perigosa e um lance semelhante não.

Comece com um Time

A melhor forma de começar é focando em um time. Entendendo todas as suas táticas, prevendo todos os seus comportamentos. Como aquele time se comporta nas diferentes situações, contra os adversários distintos. Depois, aos poucos vá aumentando seu leque de times a serem observados.

Seguindo essas dicas tenho certeza que seus estudos serão muito mais produtivos, e cada jogo, cada lance, será uma aula de futebol.

Preciso de Cursos para Estudar Futebol?

Para evoluir seus estudos no futebol, você não necessariamente precisa de cursos.

Como a gente viu, é possível criar seu próprio método e aplicar nos jogos completos. Isso por si só vai te ajudar a acumular conhecimento.

No entanto, fazer um curso pode acelerar e muito sua evolução, e te ajudar a alcançar patamares mais altos caso esteja estagnado.

Portanto, se você não tem pressa e consegue dedicar muito tempo aos estudos, pode passar um bom tempo sem precisar fazer qualquer tipo de curso e continuar evoluindo.

Mas saiba que terá que arrombar portas já abertas, ou reinventar a roda. Muita coisa que você pode levar meses para descobrir por conta própria, alguém já descobriu e te ensinaria em alguns minutos.

Então tudo é uma questão da velocidade que você quer evoluir e do nível que pretende atingir. Cursos são sim muito bem-vindos em diversos casos.

Inclusive se você quiser atuar profissionalmente em alguma comissão técnica. Assim sendo, você necessariamente terá que passar pelos cursos da CBF.

Estudar Futebol é Analisar Jogos Completos

Em resumo, de tudo que foi mostrado nesse texto, o ponto mais importante é esse: assista aos jogos completos!

Sem dúvidas, essa é a melhor maneira de estudar futebol. Aliás, não é apenas a melhor, mas sim a única forma verdadeiramente eficiente.

Portanto, comece agora mesmo a reorganizar seu tempo. Passe mais tempo vendo bola rolando de verdade, aplique as dicas para criar seus próprios modelos, e dedique-se bastante!

Tenho certeza que dessa maneira você encontrará o caminho da sua evolução e colherá os frutos muito em breve.

Bons estudo!


Gostou? Compartilhe esse texto!