
Atlético-MG X Santos (Análise Tática)
Essa é a análise tática pré-jogo de Atlético-MG x Santos, jogo que acontece dia 20/10/2019 às 16:00 (horário de Brasília) no Independência, partida válida pelo Campeonato Brasileiro 2019.
Lembrando que você também pode analisar qualquer equipe com o modelo DRAF, inscreva-se agora mesmo no Curso de Análise Tática (Estratégia no Futebol). Aprenda a direcionar sua atenção ao que realmente importa e comece a ver futebol com outros olhos.
Atlético-MG Avançando em Campo
O Atlético-MG tem mostrado uma troca de passes para avançar razoável. Por outro lado o Santos faz muito bem a marcação pressão na saída de bola. Além disso, o primeiro combate cerca bem mas não aperta muito a marcação. Dessa forma, o Galo pode encontrar dificuldades quando tentar avançar trocando passes.
A equipe do Rodrigo Santana consegue usar os lançamentos de forma razoável. Enquanto o Peixe apresenta muito poder de marcação na zona de guerra. Assim a briga pela sobra é sempre reforçada. Portanto, o Atlético-MG deve encontrar dificuldades para avançar com os lançamentos.
Em relação às arrancadas, o Galo tem um desempenho razoável. Uma vez que o primeiro combate do Santos tende a cercar recuando e a compactação é apenas razoável, a cobertura de marcação pode ser prejudicada. No entanto as arrancadas tendem a não funcionar tão bem.
Atlético-MG Buscando o Gol
As táticas preferidas do Atlético-MG na hora de finalizar são os cruzamentos, os lançamentos e as trocas de passes. Além disso, em bloco baixo o Santos se fecha bem, mantendo suas linhas bem próximas, oferecendo poucos espaços.
Devem aparecer espaços por fora da zona de guerra para as tentativas de cruzamento, mas como a linha defensiva é sólida, não vai ser tão fácil finalizar. Principalmente por que a execução dessa tática tem deixado a desejar.
Considerando que o Santos sobe mais seu bloco de marcação, a linha defensiva tende a ficar mais avançada. Dessa forma, os espaços nas costa da defesa aparecem com mais frequência. Porém, o Atlético-MG tem tido pouco sucesso criando através dos lançamentos, essa tática não deve render muitas oportunidades.
A força de marcação na zona de guerra principal do Santos tem sido bastante evidente. Por esta razão a equipe dificilmente deixa espaços para troca de passes. Apesar disso, o Atlético-MG tem conseguido criar ótimas jogadas de finalização através da troca de passes. Portanto, essa tática pode render algumas oportunidades.
Santos Avançando em Campo
O Santos tem mostrado uma boa troca de passes para avançar. Por outro lado poucos jogadores do Atlético-MG sobem para pressionar a saída de bola. Além disso, o primeiro combate cerca bem mas não aperta muito a marcação. Dessa forma, o Peixe pode conseguir avançar trocando passes.
A equipe do Jorge Sampaoli utiliza bem os lançamentos para chegar ao ataque. Enquanto o Galo apresenta muito poder de marcação na zona de guerra. Assim a briga pela sobra é sempre reforçada. Portanto, o Santos deve encontrar dificuldades para avançar com os lançamentos.
Em relação às arrancadas, o Peixe tem um bom desempenho. Uma vez que o primeiro combate do Atlético-MG tende a cercar recuando mas a compactação é boa, a cobertura de marcação pode ajudar a amenizar essa deficiência. Por isso as arrancadas podem ser uma alternativa para avançar.
Santos Buscando o Gol
As táticas preferidas do Santos na hora de finalizar são os cruzamentos, os lançamentos e as trocas de passes. Além disso, em bloco baixo o Atlético-MG se fecha bem, mantendo suas linhas bem próximas, oferecendo poucos espaços.
Devem aparecer espaços por fora da zona de guerra para as tentativas de cruzamento, mas como a linha defensiva é sólida, não vai ser tão fácil finalizar. Contudo será um duelo interessanto, uma vez que o Santos vem executando muito bem essa tática.
Como o primeiro combate do Atlético-MG não tem tanta pegada na marcação, podem aparecer espaços para os chutes de longe. Sobretudo por que o Santos tem levado bastante perigo nos chutes de longe, essa tática pode render boas oportunidades.
Considerando que o Atlético-MG não sobe muito seu bloco de marcação, a linha defensiva tende a ficar mais recuada. Dessa forma, os espaços nas costa da defesa são mais raros. Porém, o Santos tem mostrado muita competência nos lançamentos, qualquer espaço que aparecer poderá ser o suficiente.
A marcação em bloco baixo do Atlético-MG tem mostrado uma compactação muito eficente. Consequentemente as situações de um contra um tendem a ser mais raras. Entretanto, o Santos tem mostrado muita eficiência explorando os dribles, qualquer espaço pode oferecer oportunidades.
A força de marcação na zona de guerra principal do Atlético-MG tem sido bastante evidente. Por esta razão a equipe dificilmente deixa espaços para troca de passes. Apesar disso, o Santos tem conseguido criar ótimas jogadas de finalização através da troca de passes. Portanto, essa tática pode render algumas oportunidades.
Essa análise pré-jogo de Atlético-MG X Santos foi feita utilizando o Modelo DRAF. Todos podem aprender o modelo DRAF, profissionais do futebol ou não. Inscreva-se agora mesmo no Curso de Análise Tática (Estratégia no Futebol). Clique no link e aproveite uma Aula Grátis!
Boa sorte para o Atlético-MG! Boa sorte para o Santos! Que Atlético-MG X Santos seja um grande jogo.
Grande abraço, e até a próxima!