Hoje foi dia de acompanhar La Liga, e o jogo escolhido foi Sevilla 0 x 2 Barcelona. Jogo muito bom de se analisar. Uma vez que o cenário do jogo foi um no primeiro tempo, mas no segundo a situação mudou. No entanto, nos dois cenários quem levou vantagem foi o Barcelona, que marcou uma vez em cada tempo para contruir essa importante vitória.
Primeiro tempo
O jogo começou com um Barcelona extremamente eficiente na marcação pressão, que encurralou a saída de bola do Sevilla. Entretanto, o time catalão encontrava dificuldades para criar jogadas de finalização com potencial de perigo.
Assim o jogo foi se desenhando com muito volume de jogo para o Barcelona, mas poucas chances efetivas.
Porém, em uma tentativa do Sevilla de avançar em campo, a bola sobrou para Messi, que aproveitou o bloco adversário desfeito e fez um excelente passe em profundidade para Dembélé, que abriu o placar.
Altíssima eficiência ofensiva, aproveitando a única oportunidade clara de todo o primeiro tempo.
Segundo tempo
No segundo tempo o Sevilla aumentou a intensidade de sua marcação pressão, e consequentemente o seu nível de exposição. Dessa forma, o Barcelona passou a ter mais chances de atacar um Sevilla aberto em campo.
Outra coisa que mudou no segundo tempo foi a eficiência da marcação pressão do Barcelona, caiu bastante. Além disso, a saída de bola do Sevilla passou a funcionar melhor.
O cenário mudou, mas não o suficiente para alterar o desfecho da partida. Sevilla continuou sem produzir chances perigosas mesmo conseguindo um pouco mais de volume de jogo.
No final, após grande jogada individual de Messi o Barcelona chegou ao segundo gol.
Análise Completa
Assista a análise completa dessa partida no vídeo abaixo. Acompanhei o jogo todo utilizando o Mapa de Ações e comentando tudo o que estava acontecendo em campo.
Não deixe de ver o vídeo para entender em detalhes por que a marcação pressão do Barcelona caiu no segundo tempo. Quais eram as vantagens dos times em cada momento do jogo? Como o Sevilla tentou mudar o cenário do jogo no segundo tempo?
Grande abraço e até a próxima!
