Bielsa x Guardiola – Duelo Tático em Leeds e City

A Premier League dessa temporada vem nos proporcionando excelentes duelos táticos. O encontro entre Marcelo Bielsa e Pep Guardiola não poderia ser diferente.

O empate por 1 a 1 pode esconder um pouco do que foi a partida, por conta das inúmeras oportunidades claras de gol criadas dos dois lados.

Mas são muitas as lições que podemos tirar de uma partida como essa. Nesse texto vou destacar alguns pontos importantes desse excelente jogo.

Man City Amassando o Leeds

O jogo começou com o City moendo o Leeds. Literalmente!

O mapa abaixo é referente ao início do jogo até o City abrir o placar.

Mapa de Ações - Leeds x City - 0 min a 17 min

Observe que antes do gol o Leeds se quer havia avançado em campo com a bola dominada. Conseguiu duas posses de bola apenas brigando pela sobra no ataque.

A marcação pressão impecável garantia que o City recuperasse a bola rapidamente. Além disso, a excelente troca de passes, desorganizava o bloco de marcação do Leeds e criava espaços.

Assim, a bola chegava no pé de Sterling aberto pela esquerda, que repetiu algumas vezes a mesma jogada: cortar para dentro, puxando para a perna boa e fazendo a finalização.

Numa dessas jogadas o City abriu o placar.

Tudo caminhava para um massacre do City.

Leeds Entra no Jogo

No entanto, o que aconteceu foi exatamente o oposto. O City passou a aliviar um pouco a pressão, e o Leeds aos poucos foi conseguindo encontrar espaços para avançar e tentar suas jogadas de finalização.

Dessa maneira, passamos a ver um jogo bastante equilibrado. Aliás, não é exagero dizer que o Leeds passou a chegar com mais perigo que o City.

Mapa de Ações - Leeds x City - 20 a 58

O mapa acima vai do minuto 20 ao minuto 60, ou seja, do gol do City ao gol do Leeds.

A eficiência ofensiva do time de Marcelo Bielsa ficou evidente ainda no primeiro tempo. Ederson operou duas defesas impressionantes para salvar o City.

Após o intervalo o cenário continuou parecido, com vantagem tática do Leeds.

Além disso brilhou a estrela de Bielsa. Rodrigo Moreno, que havia acabado de entrar, fez boa jogada dentro da área, finalizou na trave com desvio e ganhou o escanteio. Na cobrança Ederson saiu mal do gol e o próprio Rodrigo Moreno empatou o jogo.

No Final Só Faltou Mais Um Gol

Após o empate o jogo ficou completamente aberto, as duas equipes não abriram mão de buscar o ataque em momento algum.

Tivemos grandes oportunidades, qualquer uma das duas equipes poderia ter saído vencedora.

É verdade que o City encontrou mais espaço no final do jogo e ficou próximo da vitória, mas pecou nas finalizações.

O Leeds teve suas chances nos contra-ataques, mas a entrada de mais um volante no City, Fernandinho, foi eficiente para neutralizar a maioria das tentativas.

Enfim, que venham os próximos confrontos entre esses dois grandes técnicos do futebol mundial!

Revolucione sua leitura de jogo! Comece agora o Curso de Análise Tática, aproveite o desconto exclusivo para leitores do blog (utilize o cupom: categoriacanal).

Grande abraço e até a próxima!

Curso de Análise Tática

Gostou? Compartilhe esse texto!