Quem será o Campeão Brasileiro de 2023?
Faltando 4 rodadas para o fim do campeonato, 6 equipes ainda estão na briga pelo título: Botafogo, Bragantino, Grêmio, Palmeiras, Flamengo e Atlético-MG.
Matematicamente outras equipes ainda têm chance, mas na prática, pelo que tem sido apresentado em campo, são essas seis que brigarão até o final.
Nesse artigo vamos mostrar quais são as armas de cada candidato, e suas maiores vulnerabilidades.
Ou seja, entender o funcionamento das principais jogadas de cada um, bem como onde as defesas encontram suas maiores dificuldades.
Dessa maneira teremos um panorama geral dos pontos táticos mais importantes que podem decidir o título do Brasileirão 2023.
Boa leitura!
Botafogo – Tratamento de Choque
Entre os candidatos ao título, o Botafogo é a equipe que vive a pior sequência de resultados. Mas não só de resultados, como também de futebol apresentado.
A má fase do time coincide com a má fase da defesa, e a solidez defensiva do primeiro turno já não se vê mais dentro de campo.
Por exemplo, nas 19 partidas do primeiro turno a equipe havia sofrido apenas 11 gols, mesma quantidade de gols sofridos nas últimas 5 partidas.
Principal Força do Botafogo
O Gráfico abaixo mostra os gols marcados do Botafogo distribuídos por tipos de jogadas. As principais jogadas do Botafogo são os contra-ataques iniciados na defesa e os cruzamentos.
Fora de casa, as situações que mais renderam gols ao time foram os pênaltis e as infiltrações (3 gols cada).
Principal Fraqueza do Botafogo
Curiosamente, os cruzamentos também são o calcanhar de Aquiles do Botafogo. Mas as jogadas de infiltração devem ser uma preocupação para as últimas partidas.
Isso reforça a tese de que a queda de rendimento do sistema defensivo é uma questão coletiva. Afinal, não era tarefa fácil invadir o bloco de marcação do Botafogo, o que mudou nas últimas partidas.
Grêmio – O Rei das Infiltrações
Quando o Grêmio está em campo a emoção está garantida. Isso porque o tricolor gaúcho tem a maior média de gols por partidas (marcados e sofridos).
Ou seja, com Grêmio em campo, os gols estão garantidos. O time tem o melhor ataque da competição, e a terceira pior defesa.
Pois é…
A equipe oscilou entre bons e maus momentos ao longo do campeonato, mas chega em sua melhor fase para as rodadas decisivas.
Principal Força do Grêmio
O Grêmio é disparado o time com mais gols de jogadas de infiltração por dentro do bloco, e esse número só aumenta a cada rodada.
Então, não adianta “fechar a casinha”, Suárez e companhia encontrarão uma forma de entrar.
Principal Fraqueza do Grêmio
Em contrapartida, são os contra-ataques que minaram a campanha da equipe.
Parar as transições rápidas de seus adversários tem sido a maior dificuldade da equipe gaúcha. Para ser campeão brasileiro, Renato Gaúcho vai precisar corrigir essa brecha.
Palmeiras – Os Cruzamentos Mortais
Mais uma temporada e novamente o Palmeiras de Abel Ferreira chega vivo na briga pelo título.
Assim como seus concorrentes, o Palmeiras também oscilou entre bons e maus momentos na temporada. Principalmente quando o Dudu se lesionou, naquele momento o time perdeu muito rendimento.
No entanto, Endrick ganhou mais espaço e mostrou que já é uma realidade mesmo com apenas 17 anos. Emplacou excelentes atuações, e contribuiu para que o Palmeiras reencontrasse a boa fase.
Principal Força do Palmeiras
O Palmeiras é o rei dos cruzamentos no Brasileirão. Aliás, isso já vem se repetindo há algumas temporadas.
Porém, uma jogada importantíssima do Palmeiras perdeu eficiência nessa temporada: os escanteios. O que sugere como a equipe sente falta de Gustavo Scarpa, grande responsável pelas bolas paradas enquanto esteve no time.
Principal Fraqueza do Palmeiras
O Palmeiras tem a terceira melhor defesa do campeonato brasileiro.
Portanto, o que minou a campanha da equipe nos maus momentos não foram deficiências defensivas coletivas, mas sim as falhas individuais, e a carência ofensiva em algumas partidas.
Bragantino – Repertório de Jogadas
A grande campanha da equipe de Pedro Caixinha passou despercebida por muitos. Mas agora não tem mais como negar, o Bragantino é um dos mais fortes candidatos ao título.
Aliás, isso não aconteceu por acaso. Além de ter a melhor defesa do campeonato, a equipe de Bragança Paulista tem o mais vasto repertório de jogadas ofensivas do campeonato brasileiro.
Ou seja, os gols marcados são mais distribuídos entre as diferentes jogadas em comparação com seus concorrentes ao título.
Principal Força do Bragantino
Dessa maneira, a equipe não depende exclusivamente de um cenário favorável, e tem alternativas para se adaptar de acordo com o adversário que enfrentará.
Mesmo assim, o time também tem uma jogada principal: as infiltrações.
Finalizações que nascem fora do bloco de marcação adversário já renderam 7 gols ao time nesta temporada.
Principal Fraqueza do Bragantino
O Bragantino tem a melhor defesa do campeonato. Assim como o Palmeiras, a equipe não apresenta um tipo específico de jogada que mais tem dificuldades de defender.
Será que teremos um caso clássico daquela famosa frase? “Ataques ganham jogos e defesas ganham campeonatos”.
Flamengo – Reinvenção de Tite
O Flamengo busca uma nova identidade com a chegada de Tite na Gávea.
O treinador faz questão de manter a expectativa baixa, reforçando que o foco é a classificação para a Libertadores, mas sabe que o título é uma realidade.
Dentro de campo a equipe já ajustou sua estratégia, o Flamengo de Tite é uma equipe que não abre mão de ser reativo quando está a frente no placar.
Algo que a torcida abominava que seus antecessores fizessem, agora é aceitável por conta dos traumas de 2023.
Principal Força do Flamengo
Curiosamente o Flamengo marcou gols contra Palmeiras e Fluminense utilizando uma jogada muito repetida por Sampaoli: infiltrações com passes de ruptura. No entanto, essa não é a maior força da equipe na temporada.
A dependência dessa jogada é enorme, tanto é que o segundo tipo de gol que a equipe mais marca são os de pênalti. Foram 8 gols dessa maneira.
Principal Fraqueza do Flamengo
A boa notícia para o torcedor do Flamengo nessa reta final, é que a nova estratégia de Tite vai de encontro justamente com a maior fraqueza da equipe: as infiltrações.
Com Tite a eficiência melhorou, a equipe só sofreu gols assim contra o Grêmio, que como a gente viu é a melhor equipe nesse tipo de ataque.
Procura-se o Campeão Brasileiro
Você pode acessar os dados sobre as forças e fraquezas das equipes no Núcleo de Estudos. Além do campeonato brasileiro, estamos acompanhando a Premier League, La Liga, Serie A e Bundesliga.
De qualquer forma, as cartas estão na mesa, e agora não há mais margem de erro. Cada partida, cada lance são mais do que decisivos.
As equipes têm a obrigação de vencer a qualquer custo. A emoção está garantida, e a cada rodada poderemos ter grandes surpresas.
Enfim, saberemos em breve quem será o grande campeão brasileiro de 2023.
Grande abraço e até a próxima!