Cruzeiro X São Paulo (Brasileirão)

Cruzeiro X São Paulo (Brasileirão)

Essa é a análise pré-jogo de Cruzeiro x São Paulo, jogo que acontece dia 16/10/2019 às 21:00 (horário de Brasília) no Mineirão, partida válida pelo Campeonato Brasileiro 2019.

Lembrando que você também pode analisar qualquer equipe com o modelo DRAF, inscreva-se agora mesmo no Curso de Análise Tática (Estratégia no Futebol). Aprenda a direcionar sua atenção ao que realmente importa e comece a ver futebol com outros olhos.

Cruzeiro

Dois jogadores são dúvida para essa partida, Edílson e David, ambos lesionados. Além deles, um desfalque certo é Orejuela convocado pela seleção colombiana. O Cruzeiro não vence há oito rodadas no campeonato. Na última partida empate fora de casa contra a Chapecoense por 1 a 1.

Provável Escalação do Cruzeiro: Fábio; Weverton, Dedé, Fabrício Bruno e Egídio; Éderson, Henrique e Robinho; Thiago Neves, Fred e David. (Técnico: Abel Braga)

São Paulo

A equipe tem quatro desfalques para essa partida, Anderson Martins, Pablo, Everton, Toró e Rojas todos lesionados. Na última partida, vitória no clássico contra o Corinthians por 1 a 0, gol de Reinaldo batendo penalty.

Provável Escalação do São Paulo: Tiago Volpi; Juanfran, Bruno Alves, Arboleda e Reinaldo; Antony, Hernanes, Luan, Liziero e Tchê Tchê; Alexandre Pato. (Técnico: Fernando Diniz)

Cruzeiro Avançando em Campo

Cruzeiro X São Paulo - Cruzeiro Avança

O Cruzeiro tem mostrado uma troca de passes para avançar razoável. Por outro lado o São Paulo raramente faz a marcação pressão na saída de bola. Dessa forma, a Raposa pode avançar trocando passes, pelo menos até o meio de campo.

A equipe do Abel Braga consegue usar os lançamentos de forma razoável. Enquanto o Tricolor apresenta muito poder de marcação na zona de guerra. Assim a briga pela sobra é sempre reforçada. Portanto, o Cruzeiro deve encontrar dificuldades para avançar com os lançamentos.

Em relação às arrancadas, a Raposa tem um desempenho razoável. Uma vez que o primeiro combate do São Paulo é forte e a compactação é boa, essa tática pode ser dificultada. Por isso as arrancadas tendem a não funcionar tão bem.

Vantagens: Vai avançar trocando passes, pelo menos até o meio.

Desvantagens: Lançamentos não devem funcionar. Arrancadas não devem render.

Cruzeiro Buscando o Gol

As táticas preferidas do Cruzeiro na hora de finalizar são os cruzamentos, os lançamentos e os chutes de longe. Além disso, em bloco baixo o São Paulo se fecha bem, mantendo suas linhas bem próximas, oferecendo poucos espaços.

Cruzeiro X São Paulo - Cruzeiro Finaliza

Devem aparecer espaços por fora da zona de guerra para as tentativas de cruzamento, mas como a linha defensiva é sólida, não vai ser tão fácil finalizar. Principalmente por que a execução dessa tática tem deixado a desejar.

Como o primeiro combate do São Paulo não tem tanta pegada na marcação, podem aparecer espaços para os chutes de longe. Mesmo que o Cruzeiro não seja extremamente perigoso nos chutes de longe, essa tática pode render algumas oportunidades.

Considerando que o São Paulo não sobe muito seu bloco de marcação, a linha defensiva tende a ficar mais recuada. Dessa forma, os espaços nas costa da defesa são mais raros. Além disso, o Cruzeiro tem tido pouco sucesso criando através dos lançamentos, essa tática não deve render muitas oportunidades.

Vantagens: Algumas oportunidades para chutes de longe.

Desvantagens: Os cruzamentos tendem a não funcionar muito bem. Lançamentos não devem render.

São Paulo Avançando em Campo

O São Paulo tem mostrado uma boa troca de passes para avançar. Por outro lado o Cruzeiro avança em bloco, mas não faz a marcação pressão na saída de bola. Além disso, o primeiro combate cerca bem mas não aperta muito a marcação. Dessa forma, o Tricolor pode conseguir avançar trocando passes.

Cruzeiro X São Paulo - São Paulo Avança

A equipe do Fernando Diniz tem problemas tentando avançar através dos lançamentos. Enquanto a Raposa apresenta um poder de marcação apenas razoável na zona de guerra. Assim a briga pela sobra pode ficar enfraquecida em alguns momentos. Portanto, o São Paulo deve encontrar dificuldades para avançar com os lançamentos.

Em relação às arrancadas, o Tricolor tem um desempenho razoável. Uma vez que o primeiro combate do Cruzeiro tende a cercar recuando e a compactação é apenas razoável, a cobertura de marcação pode ser prejudicada. No entanto as arrancadas tendem a não funcionar tão bem.

Vantagens: Vai conseguir avançar trocando passes.

Desvantagens: Lançamentos não devem funcionar. Arrancadas não devem render.

São Paulo Buscando o Gol

As táticas preferidas do São Paulo na hora de finalizar são os cruzamentos e as trocas de passes. Além disso, em bloco baixo o Cruzeiro se fecha bem, mantendo suas linhas bem próximas, oferecendo poucos espaços.

Cruzeiro X São Paulo - São Paulo Finaliza

Devem aparecer espaços por fora da zona de guerra para as tentativas de cruzamento, mas como a linha defensiva é sólida, não vai ser tão fácil finalizar. Principalmente por que a execução dessa tática tem deixado a desejar.

A força de marcação na zona de guerra principal do Cruzeiro tem deixado a desejar em alguns momentos. Por esta razão a equipe deixa, em alguns momentos, espaços para troca de passes. Apesar disso, o São Paulo tem conseguido criar poucas jogadas de finalização através da troca de passes. Dessa forma, essa tática não deve render muitas oportunidades.

Vantagens: Podem aparecer espaços para chutes de longe.

Desvantagens: Os cruzamentos tendem a não funcionar muito bem. Troca de passes não deve gerar oportunidades.

O Que Esperar de Cruzeiro X São Paulo

As equipes devem ter o mesmo volume de jogo, a posse de bola deve ser equilibrada. Uma vez que as táticas mais utilizadas pelas equipes na hora de avançar tendem a funcionar relativamente bem.

No entanto, como os dois times marcam com bastante intensidade, com nove jogadores atrás da linha da bola, a tendência é termos um jogo mais truncado, sem muitas oportunidades de gol.

Essa análise pré-jogo de Cruzeiro X São Paulo foi feita utilizando o Modelo DRAF. Todos podem aprender o modelo DRAF, profissionais do futebol ou não. Inscreva-se agora mesmo no Curso de Análise Tática (Estratégia no Futebol). Clique no link e aproveite uma Aula Grátis!

Boa sorte para o Cruzeiro! Boa sorte para o São Paulo! Que Cruzeiro X São Paulo seja um grande jogo.

Grande abraço, e até a próxima!


Cruzeiro X São Paulo

Dia 16/10/2019 21:00 (Brasília) Local: Mineirão.

Provável Escalação do Cruzeiro: Fábio; Weverton, Dedé, Fabrício Bruno e Egídio; Éderson, Henrique e Robinho; Thiago Neves, Fred e David. (Técnico: Abel Braga)

Provável Escalação do São Paulo: Tiago Volpi; Juanfran, Bruno Alves, Arboleda e Reinaldo; Antony, Hernanes, Luan, Liziero e Tchê Tchê; Alexandre Pato. (Técnico: Fernando Diniz)


Gostou? Compartilhe esse texto!