Explicando a Defesa do Bayern

A defesa do Bayern de Munique de Hans Flick é o pilar da boa fase do time. Sem dúvida, a solidez do time se defendendo é responsável por garantir bons resultados tanto dentro, como fora de casa.

Nessa análise vou explicar o funcionamento do que é hoje a melhor defesa do campeonato alemão, e uma das melhores da Europa. Primeiramente, começaremos analisando o desenho defensivo base do time, e depois suas principais táticas de recuperação de bola.

Em síntese, o time tem mostrado uma excelente movimentação para recompor o bloco de marcação. Além de muita intensidade para recuperar a posse de bola, adotando táticas proativas. Assim, são raros os momentos em que o time adversário tem liberdade para manter a posse de bola sem um marcador pressionando.

Explicando a Defesa do Bayern de Munique

Posicionamento da Defesa do Bayern

O desenho defensivo base do Bayern de Hans Flick tem sido o 4231. Sendo que a linha defensiva é composta por Pavard, Boateng, Alaba e Davies. Dois meio-campistas mais recuados à frente dessa primeira linha: Kimmich e Thiago Alcântara. Além do primeiro combate com Gnabry, Müller e Coman. Com Lewandowski mais solto à frente.

Defesa do Bayern de Munique 2019-2020

Essa organização tem como vantagem oferecer três linhas de marcação, empurrando a zona de paz para longe das costas da defesa. Dessa forma, dificultando os lançamentos e os passes em profundidade.

Os dois volantes cobrem de lateral a lateral, e os extremos recuam apenas acompanhando a descida dos laterais adversários, ou quando a jogada está saindo pelo seu lado.

Marcação Pressão

A marcação pressão do Bayern tem funcionado muito bem, o time promove o encaixe de marcação individual. Assim mantém a bola sempre coberta e as opções de passe curto eliminadas, forçando um erro do adversário ou uma bola mais longa.

Defesa do Bayern Marcação Pressão

Uma vez que essa bola sai mais rifada, o Bayern sempre promove uma zona de guerra com muita compactação onde a bola vai chegar. Dessa maneira, mesmo que não ganhe a primeira bola, aumenta suas chances de ganhar a sobra e recuperar a bola na defesa.

Bayern Munich Compactação Defensiva

Sem dúvida, um dos pilares do bom funcionamento dessa marcação pressão, é o comprometimento dos atacantes na marcação. Conseguindo neutralizar a superioridade numérica do adversário na origem do lance. Além de permitir que o Bayern tenha sempre superioridade numérica onde a bola vai chegar.

Perde Pressiona

O perde pressiona do Bayern é outra tática que tem se mostrado muito eficiente. Quando o time perde a bola, tenta recuperá-la imediatamente.

Um dos pontos interessantes é a descida dos laterais por dentro, como mostra a imagem abaixo.

Bayern Munich Perde Pressiona

Com esse posicionamento, eles estão sempre mais próximos da jogada, virando praticamente volantes. Praticamente em quase todos os lances, pelo menos um dos laterais avança mais pelo meio.

Uma vez que a bola é perdida, eles estão sempre bem posicionados para ajudarem a promover o perde pressiona, fortalecendo a linha do meio, contribuindo para abafar o adversário e não dar tempo para se organizar e sair com a bola dominada.

Enfim, esses são apenas alguns pontos do bom funcionamento da defesa do Bayern de Munique.

Grande abraço e até a próxima!


Gostou? Compartilhe esse texto!