Flamengo 4 x 4 Vasco – Análise Tática

Essa é a análise do clássico carioca Flamengo 4 x 4 Vasco, grande duelo tático entre Jorge Jesus e Vanderlei Luxemburgo.

Separei alguns lances do jogo para tentarmos entender o comportamento dos times em campo, durante esse jogo histórico. A saber um dos melhores do campeonato brasileiro até agora.

O Flamengo começou o jogo de forma intensa, abrindo o placar no primeiro lance do jogo. Além disso, manteve o domínio e criou outras chances nos primeiros cinco minutos de jogo.

A partir daí, a equipe do Vasco conseguiu se organizar defensivamente. Dessa forma, ajustou-se a intensidade que o jogo exigia e passou a dificultar muito as tentativas de ataque do Flamengo.

Vasco se defendendo no 442 muito compacto

A proposta de jogo do técnico Vanderlei Luxemburgo ficou clara desde o início, defender-se no 442 e explorar as saídas em velocidade. Assim como o Flamengo, não abriu mão de tentar impor seu jogo ofensivo. Ora atacando mais agudo pelos lados do campo, ora tentando suas tabelas de ultrapassagem.

Flamengo 4 x 4 Vasco - Desenho defensivo do Vasco

Seja com for, principalmente no primeiro tempo, esse encaixe estratégico das duas equipes, acabou favorecendo o Vasco.

Ou seja, passada a pressão inicial do Flamengo, a equipe de Jorge Jesus não conseguiu mais criar suas chances de gol. Em contrapartida, o Vasco de Vanderlei Luxemburgo conseguia avançar e finalizar, explorando os contra-ataques e os lançamentos.

Flamengo 4 x 4 Vasco - Contra Ataque do Vasco

Em dois desses contra-ataques o Vasco conseguiu virar a partida ainda no primeiro tempo.

Flamengo e seu arsenal de jogadas ofensivas

No entanto, o Flamengo tem sempre uma carta ofensiva na manga. Assim sendo, em uma jogada ensaiada de bola parada nos acréscimos do primeiro tempo, o time conseguiu empatar novamente a partida.

O segundo tempo trouxe um fato novo em relação ao panorama geral do primeiro tempo. Em resumo o Vasco começou a atacar com mais jogadores e mostrava um pouco de lentidão em recompor o bloco de marcação.

Por um lado, esse ímpeto ofensivo do Vasco acabou rendendo o lance do terceiro gol. Começando a jogada em mais uma saída de contra-ataque rápido, para a finalização limpa após jogada de linha de fundo pela direita.

No entanto, mesmo com a vantagem no placar e visto que esse comportamente acabava desfazendo o sólido desenho defensivo apresentado até então, o Flamengo começou a encontrar espaços para as arrancadas individuais do Bruno Henrique.

Dessa forma, numa dessas arrancadas individuais, Bruno Henrique puxa um bom contra-ataque, tabela com Arrascaeta e empata novamente o placar.

Na reta final da partida após jogada individual de Vitinho em cima de Bruno César, o Flamengo consegue virar o jogo mais uma vez com Bruno Henrique.

Já nos acréscimos o Vasco, valente, faz o “chuveirinho” briga pela primeira bola, e ela sobra para Ribamar empatar novamente essa partida épica. Final Flamengo 4 x 4 Vasco.

Aproveite AULA GRÁTIS do Curso de Análise Tática (Estratégia no Futebol). Basta abrir o link e clicar em “Aula Grátis”, não precisa de cadastro.

Grande abraço a todos e até a próxima!


Gostou? Compartilhe esse texto!