Fortaleza X Flamengo (Brasileirão)

Fortaleza X Flamengo (Brasileirão)

Essa é a análise pré-jogo de Fortaleza x Flamengo, jogo que acontece dia 16/10/2019 às 20:00 (horário de Brasília) no Castelão, partida válida pelo Campeonato Brasileiro 2019.

Lembrando que você também pode analisar qualquer equipe com o modelo DRAF, inscreva-se agora mesmo no Curso de Análise Tática (Estratégia no Futebol). Aprenda a direcionar sua atenção ao que realmente importa e comece a ver futebol com outros olhos.

Fortaleza

O Leão não poderá contar com quatro jogadores para essa partida: Jackson e Felipe Alves lesionados, Gabriel Dias e Wellington Paulista suspensos. Além deles o técnico Rogério Ceni também está suspenso, e o Romarinho é dúvida. Nos últimos cinco jogos, o time acumula duas vitórias e três derrotas. Na última partida, derrota fora de casa contra o Vasco por 1 a 0.

Provável Escalação do Fortaleza: Marcelo Boeck; Tinga, Quintero, Paulão e Carlinhos; Felipe e Juninho; Edinho, Felipe Pires, André Luis e Osvaldo. (Técnico: Rogério Ceni)

Flamengo

A equipe tem desfalques importantes. Arrascaeta, Filipe Luís, Rafinha, Diego, Berrío e Lincoln, todos lesionados. Além de Bruno Henrique e Everton Ribeiro suspensos. No último jogo, vitória fora de casa contra o Athletico-PR por 2 a 0, com dois gols de Bruno Henrique.

Provável Escalação do Flamengo: Diego Alves; Rodinei, Rodrigo Caio, Pablo Marí e Renê; Willian Arão, Gérson e Piris da Motta; Reinier, Gabriel e Vitinho. (Técnico: Jorge Jesus)

Fortaleza Avançando em Campo

O Fortaleza tem mostrado uma troca de passes para avançar razoável. Por outro lado o Flamengo faz muito bem a marcação pressão na saída de bola. Dessa forma, o Leão pode encontrar dificuldades quando tentar avançar trocando passes.

Fortaleza X Flamengo - Flamengo Finaliza

A equipe do Rogério Ceni utiliza bem os lançamentos para chegar ao ataque. Enquanto o Mengão apresenta muito poder de marcação na zona de guerra. Assim a briga pela sobra é sempre reforçada. Portanto, o Fortaleza deve encontrar dificuldades para avançar com os lançamentos.

Em relação às arrancadas, o Leão tem um desempenho razoável. Uma vez que o primeiro combate do Flamengo é forte e a compactação é boa, essa tática pode ser dificultada. Por isso as arrancadas tendem a não funcionar tão bem.

Vantagens: Nenhuma vantagem significativa.

Desvantagens: Vai encontrar dificuldades em avançar trocando passes. Lançamentos não devem funcionar. Arrancadas não devem render.

Fortaleza Buscando o Gol

As táticas preferidas do Fortaleza na hora de finalizar são os cruzamentos, os lançamentos e os dribles. Além disso, em bloco baixo o Flamengo se fecha bem, mantendo suas linhas bem próximas, oferecendo poucos espaços.

Devem aparecer espaços por fora da zona de guerra para as tentativas de cruzamento, mas como a linha defensiva é sólida, não vai ser tão fácil finalizar. Principalmente por que a execução dessa tática tem deixado a desejar.

Fortaleza Finaliza

Considerando que o Flamengo sobe mais seu bloco de marcação, a linha defensiva tende a ficar mais avançada. Dessa forma, os espaços nas costa da defesa aparecem com mais frequência. Porém, o Fortaleza tem tido pouco sucesso criando através dos lançamentos, essa tática não deve render muitas oportunidades.

A marcação em bloco baixo do Flamengo tem mostrado uma compactação muito eficente. Consequentemente as situações de um contra um tendem a ser mais raras. Assim sendo, o Fortaleza não deverá aproveitar essas oportunidades, a equipe não tem mostrado muita eficiência em explorar os dribles para criar oportunidades

Vantagens: Podem surgir espaços para os contra-ataques.

Desvantagens: Os cruzamentos tendem a não funcionar muito bem. Lançamentos não devem render. Não deve conseguir explorar dribles na área.

Flamengo Avançando em Campo

O Flamengo tem mostrado uma excelente troca de passes para avançar. Por outro lado o Fortaleza raramente faz a marcação pressão na saída de bola. Além disso, o primeiro combate cerca bem mas não aperta muito a marcação. Dessa forma, o Mengão pode avançar trocando passes, pelo menos até o meio de campo.

Fortaleza X Flamengo - Flamengo Avança

A equipe do Jorge Jesus utiliza bem os lançamentos para chegar ao ataque. Enquanto o Leão apresenta muito poder de marcação na zona de guerra. Assim a briga pela sobra é sempre reforçada. Portanto, o Flamengo deve encontrar dificuldades para avançar com os lançamentos.

Em relação às arrancadas, o Mengão tem um bom desempenho. Uma vez que o primeiro combate do Fortaleza tende a cercar recuando mas a compactação é boa, a cobertura de marcação pode ajudar a amenizar essa deficiência. Mesmo assim as arrancadas podem ser uma alternativa para avançar.

Vantagens: Vai avançar trocando passes, pelo menos até o meio. Arrancadas podem render.

Desvantagens: Lançamentos não devem funcionar.

Flamengo Buscando o Gol

As táticas preferidas do Flamengo na hora de finalizar são os cruzamentos, os lançamentos e as trocas de passes. Além disso, em bloco baixo o Fortaleza se fecha bem, mantendo suas linhas bem próximas, oferecendo poucos espaços.

Devem aparecer espaços por fora da zona de guerra para as tentativas de cruzamento, mas como a linha defensiva é sólida, não vai ser tão fácil finalizar. Contudo será um duelo interessanto, uma vez que o Flamengo vem executando muito bem essa tática.

Fortaleza X Flamengo - Fortaleza Avança

Como o primeiro combate do Fortaleza não tem tanta pegada na marcação, podem aparecer espaços para os chutes de longe. Sobretudo por que o Flamengo tem levado bastante perigo nos chutes de longe, essa tática pode render boas oportunidades.

Considerando que o Fortaleza não sobe muito seu bloco de marcação, a linha defensiva tende a ficar mais recuada. Dessa forma, os espaços nas costa da defesa são mais raros. Porém, o Flamengo tem mostrado muita competência nos lançamentos, qualquer espaço que aparecer poderá ser o suficiente.

A marcação em bloco baixo do Fortaleza tem mostrado uma compactação muito eficente. Consequentemente as situações de um contra um tendem a ser mais raras. Entretanto, o Flamengo tem mostrado muita eficiência explorando os dribles, qualquer espaço pode oferecer oportunidades.

A força de marcação na zona de guerra principal do Fortaleza tem sido bastante evidente. Por esta razão a equipe dificilmente deixa espaços para troca de passes. Apesar disso, o Flamengo tem conseguido criar ótimas jogadas de finalização através da troca de passes. Portanto, essa tática pode render algumas oportunidades.

Vantagens: Ligeira vantagem nos cruzamentos. Oportunidade nos chutes de longe. Ligeira vantagem explorando lançamentos. Ligeira vantagem explorando os dribles. Troca de passes pode funcionar bem.

Desvantagens: Nenhuma desvantagem significativa.

O Que Esperar de Fortaleza X Flamengo

O Fortaleza, mesmo jogando em casa, deve ter um baixo volume de jogo. Uma vez que as táticas mais utilizadas pela equipe na hora de avançar, não devem funcionar tão bem. Além disso, a equipe deve encontrar muita dificuldade para conseguir criar chances reais de gol. Sendo que a única tática onde o time pode encontrar alguma vantagem, são os contra-ataques.

Já o Flamengo deve ter um volume de jogo muito bom. Uma vez que as táticas mais utilizadas pela equipe na hora de avançar tendem a funcionar relativamente bem. Somado ao fato de que o time deve ter um bom volume de finalizações, uma vez que suas principais táticas ofensivas tendem a funcionar bem.

Essa análise pré-jogo de Fortaleza X Flamengo foi feita utilizando o Modelo DRAF. Todos podem aprender o modelo DRAF, profissionais do futebol ou não. Inscreva-se agora mesmo no Curso de Análise Tática (Estratégia no Futebol). Clique no link e aproveite uma Aula Grátis!

Boa sorte para o Fortaleza! Boa sorte para o Flamengo! Que Fortaleza X Flamengo seja um grande jogo.

Grande abraço, e até a próxima!


Fortaleza X Flamengo

Dia 16/10/2019 20:00 (Brasília) Local: Castelão.

Provável Escalação do Fortaleza: Marcelo Boeck; Tinga, Quintero, Paulão e Carlinhos; Felipe e Juninho; Edinho, Felipe Pires, André Luis e Osvaldo. (Técnico: Rogério Ceni)

Provável Escalação do Flamengo: Diego Alves; Rodinei, Rodrigo Caio, Pablo Marí e Renê; Willian Arão, Gérson e Piris da Motta; Reinier, Gabriel e Vitinho. (Técnico: Jorge Jesus)


Gostou? Compartilhe esse texto!