Essa é a análise dos oito gols da Atalanta no Valencia nas oitavas de final da Champions League 2019/2020.
Antes de mais nada, se você quiser aprender tudo sobre tática de futebol e prever como uma partida vai se desenrolar, conheça o Curso de Análise Tática.
No primeiro confronto, vitória por 4 a 1 na Itália, e no jogo de volta na Espanha, mais uma vitória, dessa vez por 4 a 3.
Portanto resolvi fazer essa análise para entender o comportamento das equipes que levaram a essa produção ofensiva tão expressiva nos dois jogos.
Gols da Atalanta no Valencia
Primeiramente, quando encontrava o bloco de marcação do Valencia bem postado com suas duas linhas de quatro, umas das jogadas mais utilizadas pela Atalanta foram as tabelas de ultrapassagem.
Essa movimentação da equipe do Gasperini já foi assunto de outra análise, para entender melhor os princípios dessa movimentação não deixe de ver a análise “O Poderoso Ataque da Atalanta de Gasperini“.
Além disso, fundamental para que esse tipo de jogada funcionasse, é a aproximação dos jogadores pelos lados do campo, a compactação ofensiva.
Dessa forma, a equipe cria tanto superioridade numérica quanto linhas de passes para manter a posse de bola com passes curtos e envolver seu adversário.
Não só a Atalanta criava superioridade numérica pelos lados do campo, como também o Valencia apresentava um espaço crônico no seu desenho defensivo.
A subida dos extremos deixava a linha defensiva sempre exposta nas laterais, além de sobrecarregar os dois volantes. Uma vez que aumentava muito a área de cobertura no sentido da amplitude. Espaços muito bem explorados pelas inversões de jogo da Atalanta
Tudo isso somado a grandes atuações individuais da equipe italiana, destaque especial para Josip Ilicic, Papu Gomez, Freuler e Hateboer.
Para entender tudo sobre os oito gols da Atalanta no Valencia não deixe de assistir ao vídeo completo.
Grande abraço e até a próxima!