Inter Bate a Atalanta e Segue Líder

Hoje foi dia de campeonato italiano, o jogo escolhido foi Inter 1 x 0 Atalanta. Jogo bastante disputado como era de se esperar dessas duas equipes. A Inter de Antonio Conte bateu a Atalanta de Gasperini e segue firme na briga pelo título.

Desde o começo do jogo as estratégias das duas equipes ficaram bem evidentes. A Inter abriu mão de fazer a marcação pressão, adotou o posicionamento e paciência, esperava a Atalanta tentar uma jogada de finalização para recuperar a bola para sair em contra-ataque.

Quando tinha a bola na defesa, a Inter trocava passes recuando o máximo possível, atraía a marcação da Atalanta, e tentava avançar na bola longa acionando Lukaku. Nas jogadas que isso funcionava, a Inter conseguia atacar a Atalanta com seu desenho aberto. Mas na maioria das vezes o time de Gasperini mostrou uma altíssima eficiência na marcação pressão, e recuperava a bola no ataque.

A Atalanta por sua vez, com mais posse de bola no ataque, encontrava sérias dificuldades para atacar a Inter. O time mandante apostou no seu poder de marcação e ofereceu pouquíssimos espaços para serem explorados.

Então, por mais que a Atalanta recuperasse a bola no ataque, e tivesse também um bom perde pressiona, não conseguiu converter posse de bola em chances com potencial de perigo. Baixa eficiência ofensiva.

A Inter por sua vez, quando avançava tinha mais potencial, por pegar a Atalanta exposta. No entanto, foi numa cobrança de escanteio que a Inter abriu o placar, logo no início do segundo tempo.

A partir daí a Inter não conseguiu mais encaixar nenhuma saída em velocidade, enquanto a Atalanta passou a controlar a bola, mas sem muita efetividade. Dessa forma o jogo ficou travado até o final.

No vídeo abaixo você encontra a análise completa da partida, comentada em tempo-real, com a minha interpretação de tudo o que eu estava observando em cada momento.

Como de costume também operei no mercado de apostas esportivas. Mesmo que o foco seja a análise tática, interpretar o que os times estão fazendo em campo, e o que a interação tática nos sugere, naturalmente exige uma projeção futura do que pode acontecer.

Grande abraço e até a próxima!

Curso de Análise Tática

Gostou? Compartilhe esse texto!