Leeds e Chelsea Empatam Sem Gols

Hoje foi dia de analisar um grande duelo tático entre Marcelo Bielsa e Thomas Tuchel. Mesmo que o placar possa sugerir o contrário, tivemos uma partida bastante movimentada e interessante de se analisar.

O Chelsea de Tuchel desperdiçou boas chances de abrir o placar, mas o Leeds de Bielsa respondeu a altura. Dessa forma, tivemos aos menos dez oportunidades de gol ao longo do jogo. No entanto, a eficiência ofensiva fez falta para as duas equipes.

Vantagem do Chelsea

Thomas Tuchel escalou o Chelsea com quatro jogadores de frente com bastante mobilidade: Pulisic, Ziyech, Havertz e Mount. Principalmente no primeiro tempo, a estratégia funcionou muito bem.

Isso porque o Leeds apostava no encaixe de marcação individual para neutralizar as tentativas de ataque. Mas com muita mobilidade na frente, e jogadores de alto nível técnico, a troca de passes fluía bem, criando espaço para jogadas com potencial de perigo.

Entretanto, essa vantagem ofensiva não foi traduzida em gols, o Chelsea acabou desperdiçando suas principais chances para abrir o placar. Tanto no primeiro tempo, quanto no começo do segundo.

Resposta de Bielsa

Na volta do intervalo, o Leeds veio pronto para atacar pelo lado esquerdo do ataque (lado direito da defesa do Chelsea), região onde o Pulisic era obrigado a voltar para recompor o bloco.

A estratégia de Bielsa funcionou muito bem.

O Leeds passou a chegar ao ataque, escapou da marcação pressão do Chelsea e passou a ter bons momentos no jogo. Criou pelo menos três boas chances no segundo tempo. Por pouco não surpreendeu o Chelsea.

Tuchel Arruma a Casa

Na parte final e decisiva do jogo, Tuchel resolveu o problema da defesa, com um detalhe, sacrificando seu poder de ataque. Tirou Pulisic, e colocou Reece James para estancar a ferida pelo lado direito da defesa.

Também funcionou.

O Chelsea parou de ser atacado por ali, e o que vimos até o apito final foi um jogo mais travado, com poucas chances para cada lado. Além das vantagens defensivas, o desgaste físico também atrapalhou o ímpeto ofensivo das equipes.

No vídeo abaixo você confere minha análise completa dessa partida, comentando o jogo minuto a minuto.

Como de costume utilizei o mercado de apostas esportivas para validar minha leitura de jogo. Essa é uma forma que eu costumo utilizar para me desafiar a ser mais assertivo nas projeções sobre como o jogo vai se desenrolar.

Grande abraço e até a próxima!

Curso de Análise Tática


Gostou? Compartilhe esse texto!