Linha do Tempo (Como Utilizar)

Estamos quase no fim do tempo regulamentar de 2021, mas deu tempo de publicar a primeira versão da Linha do Tempo (Ufa!). Essa é a nova ferramenta para analisar futebol que eu tenho utilizado. Aliás, ela tem me ajudado muito a entender as forças e as fraquezas de qualquer time.

Com a linha do tempo é possível analisar a gravação de uma partida, e registrar as ações que realmente importam. Além disso, você pode clicar nas ações registradas e a ferramenta vai automaticamente para o ponto do vídeo onde ela aconteceu.

Dessa maneira, fica muito mais fácil estudar qualquer jogo. Uma vez que a facilidade em navegar pelas ações é enorme. Por exemplo, com poucos cliques, você consegue ver todas as bolas paradas ofensivas de uma equipe, e por aí vai.

A Linha do Tempo está disponível do Sistema de Ferramentas DRAF para alunos(as) do Curso de Análise Tática do plano VIP. Caso queira se inscrever, aproveite o cupom de desconto para leitores(as) do blog: categoriacanal.

Como Utilizar a Linha do Tempo

Para analisar uma partida você precisa carregar sua gravação. Lá embaixo, na parte inferior da tela, escolha o arquivo em Carregar Arquivo Vídeo.

Linha do Tempo - Carregar Vídeo

Depois disso, basta dar Play no vídeo e começar a registrar as ações.

A interface geral é bem simples, na parte superior fica o vídeo da partida a ser analisada, e os botões para registrar as ações.

As ações são registradas no momento exato em que o vídeo está tocando. Dessa maneira, quando você clicar em qualquer gráfico, aquela ação vai te levar ao ponto do vídeo onde ela foi registrada.

Dependendo da ação registrada, ela vai preencher um gráfico específico. Note que existem vários gráficos diferentes, divididos por grupos de táticas.

Linha do Tempo - Gráficos

Cada uma dessas bolinhas é uma ação registrada. Clicando em cada uma delas o vídeo vai ser reposicionado para o momento em que a ação aconteceu.

Atalhos no Teclado

Existem alguns atalhos no teclado que facilitam a vida na hora de navegar pelo vídeo.

  • S – Play/Pause.
  • A – Recua 5 segundos.
  • D – Avança 5 segundos.
  • Q – Recua 1 frame.
  • E – Avança 1 frame.
  • 1 – Velocidade de reprodução 1
  • 2 – Velocidade de reprodução 2
  • 3 – Velocidade de reprodução 3

Depois de acostumar com esses atalhos, o trabalho de avançar e voltar o vídeo, ou ver e rever os lances, fica muito mais fácil.

Interpretando a Linha do Tempo

Os gráficos não deixam muita dúvida, eles são o que realmente parecem ser. Abaixo você encontra uma breve explicação de cada um deles.

Eficiência Estratégica Geral

Eficiência Estratégica Geral

O primeiro gráfico de Eficiência Estratégica Geral é um resumo de como os grupos de táticas estão funcionando em cada momento do jogo.

Quanto maior a amplitude da linha, maior a eficiência. Assim, quando sai um gol a eficiência é máxima naquele momento e a linha se expande ao máximo.

Dessa maneira é possível visualizar facilmente os melhores momentos de cada equipe no jogo. Em que minutos cada uma delas foi dominante.

Totalizadores da Linha do Tempo

O gráfico de Totalizadores é apenas um somatório de todas as ações. Ele nos ajuda a rapidamente ver o volume de ações de cada time.

Passando o mouse sobre cada barra você pode ver os detalhes de cada série de dados. Assim, você pode entender, além do volume, a eficiência de cada ponto.

Por exemplo, a equipe finalizou muito, a barra total é enorme, mas olhando os detalhes você percebe que a maioria das jogadas foi com baixo potencial de perigo.

Totalizadores e Gráficos de Força

Força Ofensiva e Defensiva

Ao lado dos totalizadores existe o gráfico de Força Ofensiva e Defensiva de cada time. Essas forças vão sendo pontuadas ao longo do jogo em relação ao que está acontecendo em campo.

Portanto, elas são divididas por tipos de ataque em relação ao posicionamento do adversário (bloco desfeito, bloco avançado, bloco recuado, e bola parada). A mesma divisão é utilizada na hora de registrar as ações.

As forças defensivas começam em 100, e vão “perdendo” ponto à medida que uma equipe oferece jogadas com potencial de perigo ao seu adversário. Então, se sofrer o gol, perde mais pontos ainda.

Já o ataque é oposto, começa em 0, e vai “ganhando” pontos à medida que o time consegue produzir chances com potencial de perigo.

Jogadas Ofensivas x Tipos de Ataque

Jogadas Ofensivas - Tipos de Ataque

Cada linha nesse gráfico é referente a um tipo de ataque. Esses tipos de ataque são diferenciados de acordo com o posicionamento do adversário.

Além disso, o potencial de perigo de cada jogada está representado pelo diâmetro das bolinhas. Quanto maior, mais potencial de perigo teve aquele lance.

Dessa forma é possível saber facilmente qual tipo de ataque uma equipe teve mais oportunidades. Quais foram mais eficientes. Ou ainda, que tipo de ataque o time teve mais dificuldades em executar.

Avança em Campo x Bloco Adversário

Assim como nas jogadas de finalização, a divisão desse grupo de táticas também é em relação a como o adversário está posicionado.

Dessa maneira, fica mais fácil identificar a origem dos problemas (ou vantagens) ofensivas de uma equipe.

Por exemplo, um time tem muitas chances de avançar com o bloco adversário desfeito, mas tem poucos contra-ataques, essa seria uma oportunidade mal explorada.

Bolas Recuperadas x Região do Campo

Em termos de bolas recuperadas, é importante sabermos em que região do campo isso está acontecendo.

Dessa maneira podemos entender melhor se o time adota táticas mais reativas, recuperando a bola na defesa. Ou ainda, se o time adota táticas mais proativas, recuperando a bola no campo de ataque.

Além disso, muitas vezes o time pode tentar recuperar no ataque, mas não conseguir. Essas ações são importantes de serem registradas. Nesse gráfico as tentativas frustradas ficam marcadas com uma bolinha cinza.

Uma vez que essas tentativas frustradas, podem oferecer oportunidades de ataque ao adversário.

Destaques da Linha do Tempo

A linha de Destaques é uma forma de registrar ações aleatórias que não se enquadram nos outros gráficos. Por exemplo, substituições, expulsões, ou qualquer outro tipo de lance curioso que seja importante deixar registrado. Dessa maneira fica mais fácil voltar para revê-lo futuramente.

Esse é um recurso adicional, que pode ou não ser utilizado de acordo com a sua necessidade.

Análise Completa na Prática

Nesse vídeo você pode ver uma análise completa, passo a passo, com tudo o que a Linha do Tempo pode oferecer.

Linha do Tempo – Roadmap

Aqui estão as funções que já estão disponíveis, e as futuras que serão publicadas nas próximas atualizações.

Desenvolvimentos disponíveis:

  • Gráfico Estilo Linha do Tempo: Eficiência Estratégia Geral, Totalizadores de Ações, Destaques Customizados, Defende, Recupera, Avança e Finaliza.
  • Gráfico Radar: Força Ofensiva e Defensiva das Equipes.
  • Controles de Vídeo: Velocidade de Reprodução, Voltar, Avançar.
  • Registros de Ações.
  • Pontos nos Gráficos Linhas do Tempo controlam o ponto do vídeo.
  • Configurações: Cores dos times customizadas.
  • Modos de visualização: Registro e Apresentação.
  • Gerenciar arquivos salvos.

Próximos desenvolvimentos:

  • Deletar Ações e Recalcular Eficiência Geral e Totalizadores.
  • Pesos que determinam as Forças Ofensivas e Defensivas ajustáveis.
  • Pesos que determinam gráfico de Eficiência Ofensiva ajustáveis.

Aproveite a ferramenta, e fique à vontade para entrar em contato para enviar suas dúvidas, críticas e sugestões.

Grande abraço e até a próxima!


Gostou? Compartilhe esse texto!