Essa é a análise de um posicionamento defensivo que potencializa contra-ataques, utilizado pelo Atlético de Madrid 2019/2020 do técnico Diego Simeone.
Posicionamento Defensivo que Potencializa Contra-Ataques
Primordialmente o Atlético de Madrid se defende com base no 442 compacto, como podemos observar na imagem abaixo.
No entanto, a media que o adversário se aproxima ou tenta invadir o bloco e marcação, o posicionamento muda. Dessa forma a equipe passa a fazer um encaixe individual, além da cobertura da bola, como podemos notar na imagem abaixo.
Não apenas um jogador da linha do meio avança, como também um dos atacantes recua mais que o outro. Desse modo o time passa a se defender formando praticamente um 4321, para quem gosta de números.
Essa formação triangular tem uma grande vantagem que traz equilíbrio a postura defensiva do Atlético, a criação de várias mini zonas de guerras. Como podemos observar na imagem abaixo.
Saída em Velocidade
Além disso, com os atacantes desalinhados, somado ao ímpeto ofensivo da linha do meio, que avança em velocidade sempre que o time recupera a bola, o encaixe de marcação adversário fica comprometido.
Para entender melhor essa dinâmica, sugiro fortemente que você assista ao vídeo dessa análise.
Aliás, caso você queira aprofundar seu conhecimento tático, aproveita aula grátis do Curso de Análise Tática. Aprenda tudo sobre o modelo DRAF e comece a ver futebol com outros olhos.
Até a próxima análise!