Virada Épica no Clássico Alemão

Hoje foi dia de clássico alemão, o jogo análisado foi Bayern de Munique 4 x 2 Borussia Dortmund. Jogo emocionante! Isso por que com 10 minutos de bola rolando, o Dortmund já vencia a partida por 2 a 0. No entanto, o Bayern mostrou toda sua força, buscou o empate ainda no primeiro tempo, e a virada no segundo.

O Borussia começou de forma avassaladora, abrindo o placar com Haaland no primeiro ataque do jogo, após um chute de longe desviar em Boateng. Logo na sequência, após saída rápida em velocidade, e excelente troca de passes aproveitando o bloco do Bayern mal posicionado, os visitantes ampliaram, 2 a 0.

Após o 2 a 0, o Bayern passou a controlar a bola. Acertou a marcação pressão, e o perde pressiona, e consequentemente, liberdade para acelerar o jogo. Tentar jogadas de finalização. Porém, encontrava dificuldades com o bloco de marcação do Dortmund bem postado.

Com muito volume de jogo ofensivo, o Bayern foi mostrando todo o seu arsenal de jogadas de finalização. Mas a única que deu certo, foi uma jogada individual de Sané pela direita, após belo drible e um cruzamento forte rasteiro que Lewandowski completou para o gol.

No final do primeiro tempo, Coman sofreu penalti em um joagada que não tinha muito potencial. Lewandowski não perdoou e empatou a partida.

Nos primeiros lances do segundo tempo, o Borussia até parecia que ia buscar a vitória, mas Haaland deixou o campo por lesão. Assim, as poucas saídas que o Dortmund havia encontrado, secaram de vez.

O Bayern pressionava, tinha a bola, encurralava o Dortmund, mas não criava chances perigosas. Porém as táticas de finalização utilizadas pelo time bávaro (explicadas no vídeo abaixo), tinham muito potencial, bastaria uma jogada encaixar para virar o jogo.

O time insistiu bastante, e foi premiado. Faltando dois minutos para o final, a bola sobrou para Goretzka na entrada da área, ele bateu forte no canto e virou a partida.

Na saída de bola, o Dortmund tentou um ataque, se expôs demais, e abriu uma das poucas oportunidades de contra-ataque para o Bayern, que mais uma vez não desperdiçou. Hat-trick de Lewandowski, Bayern 4, Dortmund 2.

Virada sensacional, mas o jogo foi muito mais travado do que o placar possa sugerir. Essa vitória relativamente elástica foi construída com base na eficiência ofensiva dos times, praticamente todas as grande oportunidades que apareceram, foram transformadas em gols.

No vídeo abaixo você encontra minha análise do jogo em tempo-real. Utilizando o mapa de ações e comentando o jogo minuto a minuto. Além disso, como de costume, usei o mercado de apostas esportivas para prever o que ia acontecer no jogo.

Leitura de jogo desafiadora, jogo decidido nos detalhes. Mas estudar jogos assim é o que eleva nossa capacidade de interpretação e projeção dos possíveis cenários da partida.

Grande abraço e até a próxima!

Curso de Análise Tática

Gostou? Compartilhe esse texto!