A Melhor Saída de Bola Contra o 4231

A Melhor Saída de Bola Contra o 4231

O Manchester City de Guardiola apresentou uma excelente saída de bola contra o 4231 do Manchester United Erik Ten Hag. Não só para neutralizar a marcação pressão, como também para aproveitar os espaços, e criar jogadas de finalização.

Então, o massacre por 6 a 3 não foi apenas por conta das atuações de Haaland e De Bruyne. A vantagem começou a ser construída no campo de defesa do City. Portanto, os defensores foram muito importantes nesse processo.

Guia Definitivo da Marcação Pressão
Aprenda tudo sobre Marcação em Bloco Alto (Marcação Pressão)

A princípio não houve qualquer alteração significativa de posicionamento. No entanto, a superioridade foi tão evidente que escancarou os problemas do Manchester United marcando em bloco alto.

A disciplina dos jogadores do City deixou claro o plano de jogo. Ou seja, quase todas as saídas de bola eram feitas da mesma maneira. Natural que do primeiro ao último minuto, essa vantagem fosse explorada.

Vamos entender o plano de Guardiola para essa partida.

O 4231 do Manchester United

Primeiramente, é importante observarmos o desenho defensivo do Manchester United: o 4231.

Manchester United - Formação 4231 - Erik Ten Hag
Manchester United se defendendo no 4231.

Agora, vamos pensar nos encaixes de marcação dos quatro jogadores mais avançados. Os pontas do United batiam de frente com os laterais do City.

Além do mais, dessa linha de 3, o jogador mais centralizado (Bruno Fernandes) marcava o volante do City (Gündoğan). Enquanto o centroavante (Rashford) era o responsável por marcar os dois zagueiros (Aké e Akanji).

Atenção! Rashford, responsável por marcar Aké e Akanji. Portanto, 2 contra 1, superioridade numérica, oportunidade de criar vantagem.

Sobrecarregando o Centroavante na Saída de Bola

Na verdade, a dinâmica que o City usou era bem simples. Primeiramente, levar a bola para um dos lados, na sequência recuar com o Ederson, e inverter a jogada.

Saída de Bola Contra o 4231 - Vantagem dos Zagueiros
Centroavante sobrecarregado na saída de bola, pontas em dúvida.

Como resultado, o centroavante é forçado a atravessar o campo. Ao mesmo tempo, os zagueiros tem espaço para progredir. Assim, os pontas ficam em dúvida: abandonar o encaixe inicial nos laterais adversários ou não?

Dessa maneira, caso os laterais tentem pressionar os zagueiros, os laterais ficarão livres. Em contrapartida, se eles mantêm o encaixe inicial, os zagueiros podem continuar progredindo em campo.

Importância dos Zagueiros na Saída de Bola

Definitivamente, a melhor saída de bola contra o 4231 é usar os zagueiros para criar vantagem. Para isso, é importante que eles arranquem com a bola dominada caso encontrem espaço.

Importância dos Zagueiros na Saída de Bola
Importância dos zagueiros na saída de bola.

Após sobrecarregar o centroavante com a inversão usando o goleiro, são duas instruções bem simples e uma tomada de decisão:

1- Partir com a bola dominada em direção ao espaço entre o ponta e o meia-armador.

2.a – Caso o ponta adversário abandone o lateral: fazer o passe para o lateral nas costas do ponta adversário.

2.b – Caso o ponta adversário não abandone o lateral: arrancar com a bola dominada, rompendo por dentro do bloco de marcação.

Em resumo, a vantagem para todo o restante do ataque é gerada nesse momento da construção.

Vantagens na Última Faixa do Campo

Essa saída de bola expõe a defesa adversária, e permite ataques com grande potencial de perigo. Independentemente de ser o zagueiro ou o lateral quem arranca com a bola, este jogador estará livre.

Arrancada Zagueiro na Saída de Bola
Marcação encaixada deixa o zagueiro livre para arrancar com a bola dominada.

Como resultado, agora a mesma dúvida na marcação acontecerá na linha defensiva adversária. Que por sua vez tinha um encaixe de marcação inicial, e agora terá que encarar um novo jogador livre arrancando com a bola.

A grande diferença é que para as saídas com o lateral nas costas do ponta adversário, a jogada de finalização nascerá do corredor lateral. Por sua vez, as saídas com o zagueiro carregando a bola, nascerão do corredor central.

Linha do Tempo
Faça suas próprias análises com a Linha do Tempo.

Então, para que a jogada concretize seu potencial de perigo, é necessário verticalidade e jogadas prontas para cada um desses espaços.

Exemplo de Saída de Bola Contra o 4231

No vídeo abaixo você poderá ver essas dinâmicas na prática. Uma verdadeira aula de Pep Guardiola. Tanto sobre como criar vantagens na saída de bola, quanto sobre como aproveitar essas vantagens para criar chances claras de gol.

Obviamente, contra outros desenhos defensivos, soluções diferentes se apresentam. Mas isso é assunto para outra análise.

Raul Ando (Categoria Canal)

Raul Ando

Criador de Conteúdo e Fundador do Categoria Canal.