O que é Amplitude no Futebol?

Esse post é para esclarecer o que é Amplitude no futebol.

Bom, essa é uma questão que muita gente me pergunta. Então, decidi fazer esse texto para explicar de uma vez por todas esse conceito, que é extremamente simples.

Sendo o mais direto possível, a amplitude é a distância entre as duas linhas laterais do campo.

A forma mais fácil de entender o conceito, é imaginar dois eixos no campo. Um eixo que vai de uma lateral a outra. E outro eixo que vai de uma linha de fundo a outra.

Amplitude x Profundidade (Futebol)

Quando alguém se refere à amplitude no futebol, está se referindo ao eixo que vai de uma linha lateral até a outra. O outro eixo, é o de profundidade, mas isso fica para outro post.

Assim, quanto maior a amplitude, mais aberta lateralmente está determinada organização.

Em contrapartida, quanto menor a amplitude, mais fechada lateralmente está uma organização.

Dessa maneira, a amplitude pode caracterizar coisas diferentes no futebol.

Exemplos de Amplitude no Futebol

Observando a imagem abaixo, você pode dizer que os laterais estão bem abertos, oferecendo amplitude a organização ofensiva da Inter de Milão de Antonio Conte.

Amplitude com os Laterais
Laterais abertos.

Nesse outro caso, quem dá amplitude à organização ofensiva do Manchester City de Pep Guardiola, são os pontas. Perceba como eles estão ao mesmo tempo bem próximos cada um de uma linha lateral.

Amplitude com os Pontas
Pontas abertos.

Aliás, independentemente de quais jogadores abrem em campo. O simples fato de ter uma organização ampla, acaba sempre tendo os mesmos princípios básicos.

Simplificando, uma equipe pode se posicionar dessa forma com dois objetivos diferentes. Tentar abrir a linha defensiva adversária. Ou ainda, tentar explorar o espaço que aparece na inversão.

No entanto, a amplitude pode ser usada também para caracterizar organizações defensivas. Na imagem abaixo, temos o Borussia Mönchengladbach de Marco Rose.

Compactação Defensiva
Alto nível de compactação.

Perceba como o time se concentra no corredor direito e central. Não há nenhum jogador posicionado no corredor esquerdo. Alto nível de compactação.

Portanto, o posicionamento de uma equipe, ou jogador, em relação a distância da linha lateral, é descrito pela amplitude.

Além da Definição

Esse é um conceito básico muito utilizado no futebol. Além disso, por ser versátil encaixa bem em diversas situações.

Dessa maneira, junto com o eixo da profundidade, acabam virando uma espécie de GPS. Assim, muita gente utiliza esses termos para rapidamente tudo relacionado a posição em campo.

Cruzamento Pouca Amplitude e Profundidade
Cruzamento com pouca amplitude e pouca profundidade.

Obviamente existem prós e contras de organizações, e jogadas, mais abertas, ou mais fechadas. Mas o objetivo desse texto é explicar o que é amplitude e ilustrar com exemplos.

Portanto, se você quiser estudar futebol de verdade, e se aprofundar no assunto, comece agora o Curso de Análise Tática. Aprenda técnicas de leitura de jogo para aproveitar ao máximo sua capacidade analítica.

Grande abraço e até a próxima!

Curso de Análise Tática

Gostou? Compartilhe esse texto!