O Facão no Futebol

Você sabe o que é Facão no futebol?

O facão é um movimento de ataque bem específico utilizado há muitas décadas. É uma entrada em diagonal nas costas da defesa, seguida de um passe de ruptura da linha defensiva.

Facão Clássico no Futebol

No entanto, como tudo no futebol, não existe uma unanimidade sobre sua definição. Nesse artigo vamos além do termo básico que define o facão no futebol.

Para isso, veremos outros casos que muitos consideram facão, seus usos mais comuns, e para quais espaços cada tipo é mais adequado.

Afinal, o dicionário do futebol é regional, e está em constante mutação. Portanto, não devemos nunca nos limitar a ser um enfadonho dicionário ambulante.

Entender os diferentes usos dos termos é o que nos permite a comunicação com pessoas diferentes, com níveis de conhecimento diferentes, e de gerações diferentes.

Boa leitura!

[elementor-template id=”7774″]

Facão Tradicional no Futebol

A definição clássica de facão no futebol é a diagonal de algum jogador que inicia aberto, e corre em diagonal, buscando o espaço nas costas da defesa, para receber um passe em profundidade ou um lançamento.

Facão no Futebol

Então, considerando o caso clássico, as jogadas de facão se beneficiam de alguns espaços, ou falhas de posicionamento e movimentação.

Dessa maneira, é interessante entender como adaptar o facão em relação ao comportamento do adversário. Ou ainda, quais espaços a defesa está oferecendo.

Segue abaixo as principais combinações entre espaço oferecido e espaço aproveitado.

Linha Defensiva Desalinhada

Um dos espaços que pode ser atacado com o facão é quando a linha defensiva adversária está desalinhada. Por exemplo, na imagem abaixo:

Facão no Futebol - Diagonal Para Dentro
Sané faz o Facão e sai na cara do gol, após passe de Musiala.

Assim, o atacante pode se posicionar em vantagem para bater o lateral na corrida, e sem estar em impedimento.

Em contrapartida, caso a linha estivesse reta, o Sané estaria em posição de impedimento. Ou ainda, teria que se posicionar atrás do Akanji, o que mataria sua vantagem e dificultaria muito a entrada em diagonal.

Portanto, o Facão pode ser uma boa jogada em transições rápidas. Uma vez que, a linha defensiva tende a estar em recomposição, e não propriamente postada atrás pegando o lance de frente.

Aliás, a análise completa desse grande jogo entre Manchester City x Bayern já está disponível.

Espaço Entre o Lateral e o Zagueiro

Outro espaço que pode ser explorado pelo Facão é entre o lateral e o zagueiro. Aliás, existem várias formas de criar esse espaço, uma delas é aproveitando zagueiros que saem para caçar, como no caso abaixo.

Espaço Entre o Lateral e o Zagueiro
Zagueiro sai para caçar e abre espaço para o Facão.

Ao avançar e abandonar a linha defensiva o zagueiro se distancia do espaço onde a bola vai ser lançada. Dessa maneira, longe do lance, ele acaba impossibilitado de fazer a cobertura. Com isso, o lateral acaba sozinho contra um atacante em superioridade cinética (saiba mais sobre os tipos de superioridade no futebol).

Facão Externo (Diagonal Para Fora)

Existe um tipo de facão considerado por muitos (mas não por todos), que é a diagonal para fora. Ou seja, o receptor da bola parte do corredor central e acelera em direção ao corredor lateral. Como no exemplo abaixo.

Facão Externo - Passe de Ruptura

Esse tipo de facão se beneficia quando a linha defensiva perde a compactação no sentido da amplitude. Em outras palavras, os jogadores da linha ficam distantes entre si.

Nesse lance, perceba como os pontas do City atraem os laterais do United, fixando a marcação. Assim, a linha defensiva acaba com um grande espaço, um convite para um passe de ruptura e o facão.

Facão no Futebol - Diagonal Externa

O Dilema dos Laterais

O facão é uma jogada que tem como objetivo ganhar as costas da linha defensiva. Como você deve ter percebido, os grandes alvos dessa jogada são os laterais.

Então, quando o lateral fica muito aberto, ele abre espaço para o facão. Em contrapartida, quando ele fica muito fechado, ele deixa o ponta livre de marcação para receber uma inversão.

Esse é um excelente exemplo de como as dinâmicas e as movimentações são importantes.

Os posicionamentos geram espaços inevitavelmente. E a única forma de neutralizá-los é se movimentar, reagir rápido fazendo uma boa leitura de como a jogada vai se desenrolar.

Grande abraço e até a próxima!

Jogadas de Ataque
Raul Ando
Raul Ando. Analista de futebol profissional. Apaixonado por táticas e estratégias de jogo. Produtor de conteúdo no Categoria Canal, Futebol Cursos e Núcleo de Análise Tática.
© 2015-2024 Categoria Canal - Todos os direitos reservados.