Modelo DRAF – Defende, Recupera, Avança e Finaliza

O que é o Modelo DRAF?

O objetivo do modelo DRAF é apresentar um método eficiente para analisar futebol e descomplicar conceitos relacionados a estratégia e tática. Dessa forma, mostrar que é muito mais fácil entender o jogo se você souber para onde direcionar sua atenção durante uma partida de futebol.

O modelo DRAF consiste em dividir a estratégia de qualquer equipe em quatro grupos de táticas: Táticas Defensivas, Táticas de Recuperação de Bola, Táticas para Avançar em Campo e Táticas de Finalização. Portanto, facilitanto a identificação de cada lance de forma intuitiva e eficaz.

Nesse sentido, partindo da interpretação dos grupos de táticas distintos, possibilitar o processo de engenharia reversa para entender as estratégias de cada time ou treinador.

Nosso Cérebro e a Atenção

Todos nós viemos equipados de fábrica com a máquina mais complexa do universo: o cérebro. Por mais que o funcionamento da mente seja um assunto fascinante, ele é muito pouco explorado.

Assim sendo, constantemente ignoramos as limitações da nossa mente e acabamos expostos a uma armadilha interpretativa, que nos leva a conclusões equivocadas.

DRAF é Atenção

Sobretudo, acabamos presos a um ciclo vicioso: assistimos ao jogo, nos distraímos sem preceber com questões marginais ou pouco expressivas ao jogo em si, desenvolvemos a falsa sensação de que vimos tudo, armazenamos apenas lapsos de memória, tíramos conclusões com bases rasas, erramos.

Além disso, quando nos envolvemos emocionalmente com qualquer assunto, geralmente acabamos passando o controle da nossa mente ao nosso cérebro irracional. Bem como nosso cérebro racional é o grande responsável por nos proporcionar uma capacidade analíticas mais clara.

Certamente, mais do que saber sobre o assunto, é necessário conseguir contornar as limitações da nossa mente, caso contrário não conseguiremos aplicar nosso conhecimento em tempo-real. Portanto, o Modelo DRAF vai além de explicitar conceitos, é uma técnica de concentração aplicada ao futebol. Que irá ajudar a recupera tanto nosso foco de atenção, quanto nosso cérebro racional.

As Quatro Perguntas Mágicas

Tendo isso em vista, o modelo DRAF, além de separar os momentos do jogo de forma prática, simples mas eficiente, pode ser usado como uma técnica de concentração. Portanto, sempre que estiver envolvido com futebol de alguma forma, seja dentro ou fora de campo, lembre-se do DRAF: Defende, Recupera, Avança e Finaliza.

Repita mentalmente as quatro perguntas do modelo DRAF para recobrar rapidamente seu cérebro racional e trazer sua atenção aos fatores mais relevantes de uma partida.

Como o Time se Defende?

Essa questão está relacionada a como o time se posiciona no momento em que está sem a bola, antes de tentar recuperá-la.

Modelo DRAF - Defende
Desenho defensivo.

Como Recupera a Posse de Bola?

Por sua vez, analisar o Recupera, é identificar as táticas empregadas para recuperar a posse de bola.

DRAF - Recupera
Táticas proativas de recuperação de bola.

Como Avança em Campo?

Após se defender e recuperar a posse de bola, é necessário definir como o time procura avançar em campo.

Modelo DRAF - Avança
Passe em profundidade para avançar.

Como o Time Finaliza?

E por último, após avançar em campo com a posse de bola, o Finaliza é o momento onde o time tenta criar suas jogadas de finalização.

DRAF - Finaliza
Cruzamentos, apenas uma das sete táticas de finalização.

Essas quatro perguntas são os pilares do modelo DRAF. Afinal, principalmente naqueles momentos onde o envolvimento emocional é muito grande, precisamos de uma modelo que seja fácil de ser lembrado.

Histórico do Modelo DRAF

O modelo foi criado em 2018 por Raul Ando Junior, utilizado nas análises do Categoria Canal e publicado no livro Manual de Análise Tática, o primeiro guia formal desse método de interpretação tática do futebol.

Nesse meio tempo o aprimoramento do método, levou a criação do Curso de Análise Tática (Estratégia no Futebol), lançado em 2019.

Aplicações Práticas

Atualmente o modelo DRAF é utilizado em diversas atividades relacionadas ao futebol e por qualquer pessoa que se interesse por futebol de alguma forma.

Para os que pretendem seguir qualquer carreira dentro do futebol e sabem da importância de ter uma boa visão estratégica. Assim como aqueles que já trabalham com futebol e procuram sempre se manterem atualizadas. Além disso, jornalistas e comentaristas que querem um modelo prático e eficiente de análise. Bem como fãs de futebol apaixonados pelo esporte que querem entender como seus times favoritos estão jogando. Apostadores que querem melhorar seus resultados fazendo previsões mais assertivas. Até mesmo, Gamers que querem transportar aspectos táticos do futebol real para dentro dos seus jogos virtuais. Enfim, qualquer pessoa que tenha interesse em futebol, que goste do esporte, pode se beneficiar aprendendo o modelo DRAF.

Você encontra diversas análises aqui no blog do Categoria.

Aprenda o Modelo DRAF

Atualmente existem uma forma de se aprofundar nessa metodologia de entender futebol, o Curso de Análise Tática (Estratégia no Futebol).