Neymar Fora de Posição?

Precisamos falar sobre o posicionamento do Neymar no PSG! Será que ele esse posicionamento é o que extrai o melhor das suas características individuais? Ou será que estamos vendo o Neymar fora de posição?

A fim de responder essa questão, resolvi fazer esse vídeo para mostrar alguns pontos sobre o posicionamento do Neymar no PSG e como ele tem rendido contra times que tem um sistema defensivo mais sólido.

Antes de mais nada, se você quiser aprender tudo sobre estratégia e tática de futebol, conheça o Curso de Análise Tática.

Essa análise foi baseada na atuação do brasileiro contra o BVB pelo jogo de ida das oitavas de final da Champions.

Neymar Entre Linhas de Marcação

Primeiramente, o espaço mais ocupado pelo Neymar nessa partida foi entre as linhas de marcação, principalmente no primeiro tempo.

Neymar Fora de Posição - Entre Linhas Marcação

Ele começava a jogada mais espetado na linha defensiva, e recuava rapidamente aparecendo entre as linhas para receber o passe.

Nesses momentos ele mostrou muita dificuldade em manter a posse de bola e dar prosseguimento na jogada. Uma vez que a zona de guerra promovida pelo Borussia foi bastante intensa nessa região do campo.

Assim sendo, essa tática do PSG acabou se transformando em uma fábrica de perder a posse de bola.

Neymar por Fora da Zona de Guerra

Outro espaço ocupado pelo Neymar era um pouco mais recuado, por fora da zona de guerra do Borussia, atrás das duas linhas de marcação.

Neymar Fora de Posição - Por Fora do Bloco Marcação

Ele recuava, recebia dos defensores e tentava iniciar a jogada, sempre através de um lançamento buscando as costas da defesa, ou um passe em profundidade.

No entanto, essa tática não funcionou muito bem, tanto pelos erros individuais do brasileiro, quanto pela boa movimentação defensiva do Borussia para neutralizar as investidas.

Em suma, esse posicionamento do Neymar não extrai o melhor de suas características individuais. Além disso, prejudica a criação de jogadas ofensivas contra times bem postados na defesa com nível técnico alto, fora do campeonato frances.

Portanto, na minha opinião, estamos sim vendo um Neymar fora de posição no PSG.

Grande abraço e até a próxima análise!


Gostou? Compartilhe esse texto!