Poderoso Ataque da Atalanta de Gasperini

Poderoso Ataque da Atalanta de Gasperini

Essa é a análise do poderoso ataque da Atalanta de Gasperini. Análisei todos os gols da Atalanta no primeiro turno do campeonato italiano 2019/2020.

Sem dúvidas o fato que mais se destaca é o volume de chances criadas através da troca de passes.

Portanto, essa análise será focada na dinâmica das movimentações ofensivas que permitem o sucesso na execução dessa tática.

Além disso, vou destacar um ponto interessante sobre os chutes de longa distância, outra tática que tem funcionado muito bem, e suas peculiaridades no time da Atalanta.

Troca de Passes do Ataque da Atalanta de Gasperini

Em suma, a troca de passes da Atalanta na hora de finalizar suas jogadas é simplesmente impressionante. Praticamente 1/3 dos gols da equipe de Gian Piero Gasperini são marcados após boas tabelas com muita movimentação.

Gols da Atalanta de Gasperini

Sobretudo por que a equipe consegue executar com maestria os pilares da troca de passes para finalização.

Embaralhamento das Linhas Defensivas

Inegavelmente as movimentações individuais são o principal ponto positivo dessa tática. Primeiramente, observe na imagem abaixo o deslocamento dos jogadores em destaque.

Embaralhamento de Linhas de Marcação

Atenção para o atacante que está recuando para receber o passe e o meio campista mais recuado avançando em velocidade. Essa movimentação coordenada acaba por embaralhar as linhas de marcação adversárias.

Uma vez que a linha defensiva é obrigada a avançar para acompanhar o atacande que recuou. Enquanto a linha do meio é obrigada a fazer o caminho oposto, recuar acompanhando o meio-campista avançando.

Tabelas de Ultrapassagem

As tabelas de ultrapassagem também são amplamente utilizadas. Bem como as tabelas envolvendo três jogadores como já expliquei em diversas análises.

Tabela de Ultrapassagem

Note que na imagem acima, os três jogadores da Atalanta se concentram na origem da jogada, atraem a linha defensiva, e avançam em velocidade para explorar a tabela no ponto futuro.

Resumindo, os jogadores da Atalanta que vem de trás sempre tocam e passam para receber ou carregar algum marcador com eles, inclusive os defensores.

Atacando Defesas Compactadas

Ademais, quando encontra defesas bem postadas, como é o caso da imagem abaixo, a Atalanta sempre avança com muitos jogadores. Observe como existem seis jogadores infiltrados na zona de guerra adversária.

Organização Ataque da Atalanta de Gasperini

No entanto, os jogadores não ficam parados, existe muita movimentação tanto para buscar espaço entre as linhas, quanto para explorar o espaço nas costas com um passe em profundidade.

Dessa forma a Atalanta consegue ter um arsenal de tabelas e se adapta com o momento do jogo e o posicionamento do seu adversário. Tendo boas alternativas tanto para defesas mais abertas quanto para defesas mais compactadas.

Chutes de Longa Distância

Geralmente quando uma equipe consegue ter sucesso nos chutes de longa distância, tem dois ou três jogadores com qualidade e carta branca para arriscarem de fora da área.

Entretanto, na Atalanta, notei que vários jogadores tem liberdade (e qualidade) para arriscarem chutes de fora da área.

Aliás, caso você queira aprofundar seu conhecimento tático, aproveita aula grátis do Curso de Análise Tática. Aprenda tudo sobre o modelo DRAF e comece a ver futebol com outros olhos.

No vídeo da análise completa separei alguns lances de chutes de fora da área para mostrar como existem vários jogadores na execução dessa tática.

O que torna o poderoso ataque da Atalanta de Gasperini ainda mais imprevisível.

Até a próxima análise!

Raul Ando (Categoria Canal)

Raul Ando

Criador de Conteúdo e Fundador do Categoria Canal.