Qual é o Melhor Posicionamento dos Extremos?

Qual é o Melhor Posicionamento dos Extremos?

Essa é a análise de diferentes tipos de posicionamento dos extremos, mais especificamente em termos de amplitude.

Afinal o que é melhor? Uma linha com muita amplitude, ou uma linha compacta com pouca amplitude?

Para que esses conceitos fiquem claros, separei alguns lances do jogo Espanyol 2 – 2 Barcelona, disputado no dia 04/01/2020, válido pelo campeonato espanhol.

Posicionamento dos Extremos com Amplitude

A imagem abaixo ilustra o posicionamento da equipe do Espanyol na maior parte do primeiro tempo. Em suma os extremos se posicionavam bem abertos em campo, deixando a linha do meio com bastante amplitude.

Posicionamento dos Extremos Com Amplitude

De fato essa organização funcionou muito bem. Enquanto os atacantes recuavam para marcar pelo meio, não havia problema em manter a linha do meio bem aberta.

O Espanyol não sofreu nenhum ataque perigoso do Barcelona no primeiro tempo.

Extremos por Dentro sem Amplitude

No entanto, logo no início da segunda etapa, o Espanyol começou a apresentar uma alteração nessa organização, que veio a se transformar em um grande problema.

Observe na imagem abaixo o posicionamento dos extremos da linha do meio, principalmente pela direita.

Posicionamento dos Extremos Sem Amplitude

Considerando que uma das principais táticas de finalização do Barcelona é a descida dos laterais, principalmente pela esquerda com Jordi Alba, um desenho sem muita amplitude significa um problema tático relevante.

Com efeito, em três jogadas pelo lado esquerdo, usando as inversões rápidas, o Barcelona criou três boas oportunidades e virou a partida marcando dois gols.

Portanto, quando falamos em posicionamento dos extremos, é muito importante considerar a força da descida dos laterais adversários.

Em resumo, quando temos laterais adversários fortes no jogo ofensivo, é fundamental manter uma estrutura de posicionamento que proteja de alguma forma contra as inversões rápidas de jogo.

Aliás, caso você queira aprofundar seu conhecimento tático, aproveita aula grátis do Curso de Análise Tática. Aprenda tudo sobre o modelo DRAF e comece a ver futebol com outros olhos.

No final da partida, uma saída de bola errada causou a expulsão do De Jong, e com um jogador a mais o Espanyol conseguiu o gol do empate. Final Espanyol 2 – 2 Barcelona.

Até a próxima análise!


Gostou? Compartilhe esse texto!