Sistema Defensivo do Borussia Dortmund

Sistema Defensivo do Borussia Dortmund

Essa é a análise do novo sistema defensivo do Borussia Dortmund do técnico Lucien Favre.

Notei que o time mudou bastante seu desenho defensivo em relação a temporada passada.

Portanto, resolvi fazer essa análise para entendermos um pouco melhor o funcionamento desse sistema defensivo do Borussia armado pelo Lucien Favre.

Sistema Defensivo do Borussia Dortmund

Sistema Defensivo do Borussia Dortmund

A imagem mostra o desenho defensivo base do Borussia Dortmund nessa temporada 2019/2020.

Em resumo, quando está marcando em bloco baixo o time mantém um desenho bem definido, o 541 para quem gosta de números.

Desse modo, os laterais recuam para compor a linha defensiva, e formam uma linha com 5 jogadores, junto com os três zagueiros (Akanji, Hummels e Zagadou).

Assim como os atacantes pelo lado também recuam (Hazard e Sancho) e formam pelo meio uma linha com 4 jogadores, junto com Brandt e Witzel (Weigl na imagem acima foi vendido para o Benfica).

Sistema Defensivo do Borussia Dortmund em Bloco Alto

Desenho Defensivo Bloco Alto

Quando o Borussia Dortmund avança o seu bloco de marcação, o desenho defensivo muda, os dois extremos abandonam a linha do meio, e sobem para ajudar o Reus no primeiro combate.

Os dois meio campistas se posicionam atrás da linha do primeiro combate, fazendo a cobertura de marcação. Além disso se mantém sempre próximos de onde está saindo a jogada, sem preocupação em marcar a inversão de jogo.

Os dois laterais se posicionam em função dos adversários, quando avança com muitos jogadores, os laterais recuam compondo a linha defensiva. No entanto, quando o adversário recua para aumentar as linhas de passe na saída de bola, os laterais avançam e passam a compor a linha do meio.

Dessa forma, em bloco médio o time oscila entre um 523 e um 343 (para quem gosta de números).

Comportamento da Linha Defensiva

Sistema Defensivo do Borussia Dortmund

Uma vez que a linha defensiva é composta por cinco jogadores, quando a linha do primeiro combate é batida, o defensor mais próximo da jogada tem liberdade para subir cobrindo a bola, abandonando a linha defensiva.

Posto que ainda existirão quatro defensores posicionados em linha, garantindo a amplitude dessa organização.

Problema da Bola Descoberta

Bola Descoberta Problema

De fato, um dos problemas desse novo sistema defensivo do Borussia Dortmund, é a sobrecarga da linha do meio.

Uma vez que o adversário consiga avançar por um dos lados do campo, e na sequência faça o recua inverte, a linha do meio, muitas vezes, não consegue subir a tempo de cobrir a bola.

Dessa maneira o adversário consegue ter bastante liberdade na origem da jogada, fazendo com que principalmente os lançamentos sejam muito mais perigosos.

Aliás, caso você queira aprofundar seu conhecimento tático, aproveita aula grátis do Curso de Análise Tática. Aprenda tudo sobre o modelo DRAF e comece a ver futebol com outros olhos.

Até a próxima análise!

Raul Ando (Categoria Canal)

Raul Ando

Criador de Conteúdo e Fundador do Categoria Canal.