A Melhor Tática para Marcar Gols

Você sabia que existe uma tática extremamente eficiente para marcar gols? Pois é, a melhor tática para marcar gols existe!

Alguns percebem, a grande maioria não. Assim, quando uma equipe encontra essa tática, o resultado pode ser uma catástrofe para seus adversários.

Ao longo desse texto vou explicar exatamente o funcionamento da tática mais eficiente, dentre todas as táticas de finalização.

Da Empolgação à Frustração

Muito provavelmente você já deve ter se empolgado com o seu time após uma goleada avassaladora.

Aquela apresentação impecável, encantadora…

Aí você pensa, que o time encontrou sua estratégia ideal, o técnico é um gênio, os bons jogadores são craques, os ruins são guerreiros, “raçudos”.

Enfim, tudo correndo às mil maravilhas.

De repente, chega aquele jogo fácil, adversário na parte inferior da tabela. Você já se prepara para outro passeio do seu time.

Termina o jogo…

Aquele empate sem gols. Jogo chato, que você nem sabe o que aconteceu por que acabou dormindo.

E quando entra aquela sequência ruim? A “má fase” chegou ao time… A lua de mel acaba! O técnico, injustamente, vai de gênio a burro em uma semana.

Por que será que isso acontece? Por que será que de repente tudo para de funcionar?

A resposta é muito mais simples do que você imagina.

Pode Ser Diferente

Imagine um time perfeito, que simplesmente venceu todos os jogos da temporada!

Esse time só deve existir no seu vídeo game…

Mas vamos fazer um exercício de abstração, imagine por um momento que exista um time nessa temporada que está vencendo absolutamente todos os seus jogos.

Não estou nem dizendo empatando, é vencendo mesmo!

Vamos mais adiante, imagine que esse time não está apenas vencendo, está goleando seus adversários!

A Melhor Táticas Para Marcar Gols - Atalanta

Caramba, já pensou que sonho seria…

Agora, mesmo que esse time não exista (ou pelo menos ainda não), já tivemos vários times impressionantes, que se aproximaram disso, por exemplo esse Arsenal.

Basta fazer uma busca aí no Google por “Campeões Invictos”, você vai encontrar várias equipes fantásticas na história do futebol.

A melhor parte disso é que não precisamos reinventar a roda, podemos aprender muito com essas equipes estudando seus comportamentos.

Tática Eficiente (no singular)

Certa vez, conversando com um dos meus alunos que é técnico de um time profissional, ele me disse que uma das jogadas que eles treinavam à exaustão era uma movimentação de criar espaço para os cruzamentos com profundidade pela direita.

Ele me disse que em alguns jogos o time massacrava e conseguia entre dez e quinze jogadas de linha de fundo pela direita, mas que em outros jogos “a coisa travava”.

A questão era se eu poderia recomendar alguma coisa para deixar essa tática mais eficiente, por que quando funcionava rendia bons frutos.

Antes de te dizer minha resposta, gostaria que você acompanhasse um raciocínio rápido…

Qual é o Segredo?

Você concorda comigo que dentro de qualquer competição existem os mais diferentes tipos de adversários?

Existem adversários grandes, pequenos, zebras, rivais, e por aí vai…

Cada uma dessas equipes tem um elenco diferente, diretorias diferentes, comissões técnicas diferentes, orçamentos diferentes, objetivos diferentes e… estratégias diferentes!

Em qualquer campeonato, uma equipe vai enfrentar as mais diferentes estratégias, certo?

Holanda 1974 - Laranja Mecanica

Agora, voltamos para o nosso time dos sonhos, aquele imbatível, ou melhor, vamos pensar nas equipes que mais se aproximaram disso, que de fato existiram.

O que elas tinha em comum?

Tambores rufando…

E a resposta é… Estudar seus adversários e criar variações táticas!

A melhor tática para marcar gols, é estudar seu adversário, e criar jogadas que explorem seus espaços crônicos específicos.

E é por isso que a maioria não consegue chegar a esse nível, pois depende de muito estudo, dedicação e principalmente criatividade!

Todos os grandes técnicos, principalmente os da atualidade, são conhecidos por serem extremamente dedicados ao estudo dos seus adversários.

E foi isso que eu recomendei ao meu aluno, ter alternativas à jogada pela direita, e adaptar de acordo com o adversário. Obviamente a recomendação foi mais específica, e a conversa rendeu muito mais. Mas serviu para ilustrar, certo?

Por Onde Eu Começo?

Uma coisa que eu sempre digo, é que todos os sistemas defensivos tem brechas. É fisicamente impossível cobrir o campo todo com apenas onze jogadores.

“Dê-me um time, e eu te direi por onde atacar!”

Estratégia e futebol estão umbilicalmente conectados. Evoluir seu entendimento em futebol é estudar estratégia.

Ou seja, estudando todas as táticas você fatalmente encontrará suas brechas. Além disso, estudando as formas de finalização você encontrará quais são mais eficientes contra cada adversário.

“É tão simples quanto isso”, como diria um antigo professor.

Assim, caso você não queira perder tempo arrombando portas abertas, ou não souber por onde começar, se inscreva no Curso de Análise Tática. Aproveite que leitores(as) do blog tem desconto na inscrição, utilize o cupom: categoriacanal

Então, recapitulando, a melhor tática para marcar gols em três passos:

  1. Estudar seus adversário.
  2. Criar alternativas ofensivas.
  3. Saber qual tática usar e quando usar.

Tenho certeza que você encontrará essas características, quando for analisar a maioria dos grandes times da história do futebol.

Grande abraço e até a próxima!

Curso de Análise Tática

Gostou? Compartilhe esse texto!