Como o River Plate Avança em Campo?

Essa é a terceira análise do River Plate de Marcelo Gallardo, “Como o River Plate Avança em Campo?”.

Caso você não tenha visto as análises anteriores, segue os links: Defende, Recupera, Avança e Finaliza.

Vamos começar entendendo a organização e o posicionamento do River quando a equipe tem a posse de bola.

Na sequência vamos tentar entender a dinâmica desse posicionamento. Ou seja, como o River usa essa disposição para chegar com a bola ao ataque.

Dessa forma vamos ver três táticas para avançar em campo: troca de passes, lançamentos e arrancadas individuais.

Aproveite aula grátis do Curso de Análise Tática (Estratégia no Futebol). Aprenda o modelo DRAF e comece a ver futebol com outros olhos.

Organização e Posicionamento

A imagem abaixo mostra o posicionamento básico do River Plate de Marcelo Gallardo. Enquanto os defensores abrem, os laterais avançam, sempre abertos em campo. Além disso, os dois meio campistas centrais encostam na jogada, o Enzo Pérez mais recuado e o Palacios mais a frente. Assim como Fernández e De La Cruz se adiantam encostando nos atacantes.

Como o River Plate Avança - Organização

Troca de Passes com Terceiro Homem

Uma jogada que o River Plate utiliza bastante para chegar próximo da área adversária, são as tabelas/triangulações com terceiro homem.

Em síntese, um primeiro jogador começa a jogada fazendo o passe para um segundo jogador. Enquanto um terceiro jogador passa no ponto futuro para receber a bola no vazio, conforme a imagem abaixo.

Como o River Plate Avança - Troca de Passes

Lançamentos nas Costas da Defesa

O River de Gallardo também explora bastante os lançamentos buscando espaço nas costas da defesa. Portanto, sempre que encontra a linha defensiva adversária mais alta, os atacantes espetados na linha defensiva são acionados para tentarem receber essa bola no ponto futuro.

Como o River Plate Avança - Lançamentos

Arrancadas individuais

As arrancadas individuais ficam por conta dos laterais. Pois, sempre que encontram espaço sem cobertura de marcação, tanto Montiel quanto Casco tem qualidade para arrancarem e carregar o time ao ataque.

No entanto, a equipe não insiste nas arrancadas com sequências de dribles, evitando carregar a bola por dentro da zona de guerra adversária.

Essa foi a análise de algumas jogadas de como o River Plate avança em campo com a bola dominada.

Grande abraço e até a próxima!


Gostou? Compartilhe esse texto!