Análise dos Oito Gols da Atalanta no Valencia

Essa é a análise dos oito gols da Atalanta no Valencia nas oitavas de final da Champions League 2019/2020.

Antes de mais nada, se você quiser aprender tudo sobre tática de futebol e prever como uma partida vai se desenrolar, conheça o Curso de Análise Tática.

No primeiro confronto, vitória por 4 a 1 na Itália, e no jogo de volta na Espanha, mais uma vitória, dessa vez por 4 a 3.

Portanto resolvi fazer essa análise para entender o comportamento das equipes que levaram a essa produção ofensiva tão expressiva nos dois jogos.

Gols da Atalanta no Valencia

Primeiramente, quando encontrava o bloco de marcação do Valencia bem postado com suas duas linhas de quatro, umas das jogadas mais utilizadas pela Atalanta foram as tabelas de ultrapassagem.

Gols da Atalanta no Valencia - Tabela

Essa movimentação da equipe do Gasperini já foi assunto de outra análise, para entender melhor os princípios dessa movimentação não deixe de ver a análise “O Poderoso Ataque da Atalanta de Gasperini“.

Além disso, fundamental para que esse tipo de jogada funcionasse, é a aproximação dos jogadores pelos lados do campo, a compactação ofensiva.

Gols da Atalanta no Valencia - Compactação

Dessa forma, a equipe cria tanto superioridade numérica quanto linhas de passes para manter a posse de bola com passes curtos e envolver seu adversário.

Não só a Atalanta criava superioridade numérica pelos lados do campo, como também o Valencia apresentava um espaço crônico no seu desenho defensivo.

Gols da Atalanta no Valencia - Espaços

A subida dos extremos deixava a linha defensiva sempre exposta nas laterais, além de sobrecarregar os dois volantes. Uma vez que aumentava muito a área de cobertura no sentido da amplitude. Espaços muito bem explorados pelas inversões de jogo da Atalanta

Tudo isso somado a grandes atuações individuais da equipe italiana, destaque especial para Josip Ilicic, Papu Gomez, Freuler e Hateboer.

Para entender tudo sobre os oito gols da Atalanta no Valencia não deixe de assistir ao vídeo completo.

Grande abraço e até a próxima!


Gostou? Compartilhe esse texto!