O objetivo desse texto é esclarecer o que é profundidade no futebol.
Essa é uma dúvida que eu sempre recebo. No entanto, esse conceito é extremamente simples. Então, resolvi fazer essa postagem para deixar registrada a explicação.
Em resumo, a profundidade é a distância entre a linha do meio campo e a linha de fundo.
Vários contextos diferentes no futebol usam o conceito de profundidade. Mas sempre com o mesmo significado.
Assim como a amplitude, a forma mais fácil de entender esse conceito, é imaginar dois eixos no campo. Um entre as laterais, e outro entre as linhas de fundo.
Além disso, quanto maior a profundidade, mais próximo da linha de fundo. Da mesma forma, quanto menor a profundidade, mais longe da linha de fundo.
Mas o que estaria longe ou perto da linha de fundo?
Pode ser qualquer coisa, a origem de uma jogada, o posicionamento de um jogador específico, o bloco de marcação.
Enfim, é um referencial de posicionamento que pode ser usado para várias coisas diferentes.
Com exemplos tudo vai ficar mais claro.
Exemplos de Profundidade no Futebol
Na imagem abaixo, o desenho defensivo do Watford cobre uma área pequena em termos de profundidade. Ou seja, duas linhas de marcação compactadas.
Então, nesse lance, do ponto de vista do Watford, podemos dizer que essa organização defensiva tem pouca profundidade. Enquanto, do ponto de vista do Liverpool, o time está explorando um lançamento com bastante profundidade.
Similarmente, desenhos defensivos com três linhas de marcação, tem mais profundidade. Como a França no exemplo abaixo.
Aliás, explorar as costas da defesa, é o grande objetivo de jogadas ofensivas com essa características. Tanto pelos corredores laterais, quanto pelo central.
Por exemplo, na imagem abaixo, a inversão longa tem como objetivo ganhar o fundo para um cruzamento.
Obviamente existem situações mais complexas que podem nascer de jogadas que buscam, ou evitam, ganhar o espaço próximo a linha de fundo.
Portanto, se você gosta desse tipo de conteúdo, e quiser estudar futebol de verdade comigo, comece agora o Curso de Análise Tática. Domine o método e transforme cada partida assistida em uma aula de futebol.
Grande abraço e até a próxima!