Betis de Quique Setién – Novo Técnico do Barcelona

Betis de Quique Setién – Novo Técnico do Barcelona

Essa é a análise tática do Real Bétis de Quique Setién o Novo Técnico do Barcelona.

Para que os princípios de jogo de Quique Setién fiquem claros, vamos analisar o jogo Barcelona 3 x 4 Bétis. Afinal, essa foi a única derrota de Ernesto Valverde no comando do Barcelona atuando em casa.

Além disso, sem sombra de dúvidas, esse foi o jogo que mais deve ter pesado na decisão da diretoria Culé em confiar no trabalho de Enrique Setién.

Como o Time se Defende?

A princípio o desenho defensivo base do Betis de Setién é uma espécie de 532 (para quem gosta de números).

Real Bétis de Quique Setién - Defende

Não só marcando em bloco alto, como também em bloco baixo, essa é a disposição base dos jogadores, a única diferença é que quanto mais recuado, maior a compactação defensiva.

Como o time Recupera a bola?

Inegavelmente a principal tática de recuperação de bola do Betis de Setién é a marcação pressão. Em suma, o time avança seu bloco defensivo e promove o encaixe de marcação individual pelo campo todo.

Real Bétis de Quique Setién - Recupera

Ainda que não exista cobertura no goleiro adversário, todos os outros jogadores estão marcados, forçando a saída na bola longa.

Dessa forma, mesmo jogando fora de casa, o Betis causou muitos problemas ao Barcelona, e dificultou ao máximo que o time avançasse em campo trocando passes conscientes.

Como o time Avança em campo?

Uma vez que a bola era recuperada, geralmente no campo de defesa após uma bola rifada do Barcelona, o time adotava dois comportamentos distintos para avançar em campo.

Real Bétis de Quique Setién - Avança

Primordialmente o time trocava passes na defesa, esperava o Barcelona avançar seu bloco de marcação, abrindo o desenho defensivo, e tentava avançar trocando passes.

No entanto quando o Barcelona conseguia sufocar o jogador da bola, e eliminar as opções de passe curto, o Betis apostava nos lançamentos para sair de trás, alternativa que funcionou muito bem.

Como o time Finaliza?

A principal arma do Betis de Setién eram as saídas em velocidade, explorando a defesa adversária bagunçada, seja no contra-ataque ou quando conseguia neutralizar a marcação pressão.

Real Bétis de Quique Setién - Finaliza

Entretanto, quando encontrava seu adversário mais fechado na defesa, com o bloco bem organizado, a equipe tinha uma boa alternativa na troca de passes e os cruzamentos para finalização.

Sempre chegando com muitos jogadores na área para tentar a finalização, e o apoio simultâneo dos laterais dando aplitude ao time.

Aliás, caso você queira aprofundar seu conhecimento tático, aproveita aula grátis do Curso de Análise Tática. Aprenda tudo sobre o modelo DRAF e comece a ver futebol com outros olhos.

Com essas táticas o Betis de Quique Setién dificultava muito o jogo contra adversários ofensivos, caso do Barcelona. Porém encontrava muita dificuldade contra times mais defensivos.

Até a próxima análise!

Raul Ando (Categoria Canal)

Raul Ando

Criador de Conteúdo e Fundador do Categoria Canal.