Tática no Futebol (O Guia Definitivo)

Tática no Futebol (O Guia Definitivo)

Esse é o Guia Definitivo sobre Tática no Futebol.

Entenda as definições dos conceitos, as ambiguidades que os termos geram. Veja exemplos dos principais esquemas táticos do futebol.

Até o final do texto você saberá exatamente o que é tática, qual é a melhor, e como ela contribui com a evolução do futebol.

Aliás, já adianto que tática é muito mais do que os esquemas numericamente descritos. O 442, 433, 343, e os demais números, são apenas a ponta do iceberg.

Boa leitura!

Tática no Futebol (O Guia Definitivo)

O que é Tática no Futebol?

Tática no futebol são todos os comportamentos de uma equipe dentro de campo, em busca de seus objetivos.

Portanto, tática é muito mais do que apenas posicionamentos, ou esquemas numéricos. O termo engloba outros aspectos que moldam a maneira de uma equipe jogar.

Tática são os pormenores das estratégias, e determinam como a equipe vai agir e se posicionar nos diferentes momentos de uma partida.

Então, existem as táticas quando um time está com a posse de bola. Bem como existem as táticas quando o time está se defendendo, sem a bola.

Por exemplo, um time pode ter como tática executar a marcação pressão, para dificultar a saída de bola do seu adversário. Ou ainda, pode ter a tática de finalizar suas jogadas depois de inversões longas em diagonal.

Além disso, para cada cenário as equipes podem adotar variações táticas.

Pense as táticas como as engrenagens de um motor. Cada engrenagem seria uma tática específica da equipe. Enquanto o motor seria a estratégia geral.

Assim, existe uma infinidade de táticas que podem ser utilizadas para determinar como o time vai jogar.

Se as engrenagens irão funcionar, ou se o motor será eficiente, essa já é outra história.

O importante é reforçar que tática no futebol é um conceito que vai além da “numerologia” por vezes empregada.

Em resumo, o conjunto das táticas é o que molda a forma como uma equipe vai se comportar nas diferentes situações de um jogo.

Diferença entre Tática e Estratégia

Existe uma diferença conceitual entre tática e estratégia. De maneira geral, tática são os componentes de uma estratégia.

Isso porque, a estratégia está relacionada aos objetivos finais. Enquanto a tática, está relacionada a como atingi-los.

Ou ainda, estratégia é o apontamento sobre “o que fazer”. Por sua vez, tática diz respeito a “como fazer”.

Estratégia é a figura ampla do jogo, o panorama geral. Enquanto a tática é o zoom aproximado de uma parte dessa figura, que descreve os comportamentos detalhadamente.

Diferença entre Tática e Estratégia no Futebol
Se essa parede fosse uma estratégia, as táticas seriam os tijolos.

Essa diferenciação vai além do futebol, e é muito utilizada em outras organizações coletivas. Por exemplo, no mundo corporativo.

No entanto, todos esses usos são secundários, e derivam das terminologias de uso militar.

Aliás, os paralelos entre guerra e futebol já foram assunto do artigo A Arte da Guerra no Futebol, descrevendo as relações entre o best seller de Sun Tzu e o futebol.

Esquemas Táticos no Futebol

Existe uma assimilação equivocada no futebol, entre tática e esquema tático. Não são sinônimos.

Esquema tático é apenas um componente da estratégia. Ou ainda, esquema tático é apenas uma das táticas de uma equipe de futebol.

O pedaço da estratégia que o esquema tático determina, está relacionado ao posicionamento do time em campo. Quais são os espaços e movimentações que os atletas devem fazer, de acordo com cada situação de jogo.

Então, é comum os esquemas táticos serem descritos por números, como por exemplo: 1442, 1433, 1532, 1541, 1343, entre outros. Além disso, o 1 muitas vezes não é utilizado, assim os esquemas são descritos como: 442, 433. Diversos meios para os mesmos fins.

No entanto, cuidado, esses números não são a tática de um time, apenas o esquema tático. Até porque, um time não tem uma tática, mas sim um conjunto de táticas, que descrevem os diferentes comportamentos em campo.

Além disso, esquemas táticos podem ser chamados de sistemas táticos. Esses sim são sinônimos. Assim como, plataforma tática, ou base tática.

Enfim, termos para descrever o componente tático que determina como os atletas se distribuem pelo campo.

Os Principais Esquemas Táticos do Futebol

Muita gente que pesquisa por tática de futebol, na verdade quer saber sobre esquemas táticos. Então, vale a pena registrarmos aqui os principais, e suas características mais evidentes.

Mas saiba que dentro de cada esquema existem diferenças bem marcantes. Ou seja, um 442 de uma equipe pode ser bem diferente do 442 de outra.

Lembre-se sempre que existem outros componentes estratégicos, que determinam o comportamento do time. Portanto, essa variedade de opções, somada às características individuais dos atletas, produzirá os mais diferentes resultados.

Exemplos de Esquemas Táticos no Futebol

Na imagem abaixo podemos ver o Villarreal posicionado em um 442 clássico, com a linha defensiva praticamente na intermediária. Ou seja, time marcando em bloco médio, com alto nível de compactação.

Esquema Tático 442
Villarreal 2021/22 utilizando o esquema tático 442.

Outro esquema muito utilizado no futebol é o 433. Na imagem abaixo podemos ver a equipe russa do Krasnodar marcando em bloco alto, posicionada no 433.

433 em Bloco Alto
Krasnodar marcando em bloco alto no 433.

Outro exemplo de sistema utilizado é o 4231. Na imagem abaixo podemos ver o Arsenal de Mikel Arteta posicionado dessa maneira.

Tática Futebol Sistema 4231
Arsenal 2022/23 posicionado em 4231.

Uma equipe pode adotar um jogador entre duas linhas de quatro. Ou seja, se posicionar no 4141, como é o caso do Real Madrid de Ancelotti no quadro abaixo.

Tática 4141 Futebol
Real Madrid 2022/23 posicionado no 4141.

Além disso, existem sistemas com mais amplitude na linha defensiva. Um exemplo é o 532, muito utilizado para proteger contra jogadas de inversão.

Sistema Tático no Futebol 532
Atlético de Madrid 2021/22 utilizando o esquema tático 532.

Ainda utilizando uma linha com cinco atrás, alguns desenhos adotam outras disposições no ataque. Esse outro exemplo abaixo, do CSKA, mostra o time se posicionando no 523.

Plataforma Tática 523
CSKA Moscou utilizando o esquema 523.

Principalmente em termos de posicionamento defensivo, os esquemas táticos se diferenciam na área de cobertura do campo.

Em outras palavras, alguns priorizam defender a amplitude, outros a profundidade. Leia os artigos para entender melhor esses conceitos caso tenha alguma dúvida.

Cuidados ao Classificar Esquemas Táticos

Algumas considerações na hora de analisar esquemas táticos no futebol.

  • Uma equipe pode usar diferentes esquemas. A estratégia de um técnico pode ser, por exemplo, marcar no 442 em bloco baixo, mas à medida que o bloco de marcação avança, a organização muda para o 4231. Ou seja, muda de acordo com o posicionamento do adversário.
  • A organização ofensiva pode ser completamente diferente da organização defensiva. O time pode se defender no 442, mas atacar no 235. Por exemplo, o Brasil de 2022, veja o artigo para entender essa dinâmica. Em suma, com a bola o time pode mudar completamente seu posicionamento.
  • Existem organizações por figuras, e não por linhas. Algumas equipes se posicionam tendo figuras geométricas como referencial, muito mais do que linhas. Assim, é difícil achar descrições numéricas tradicionais para essas organizações.
  • Os esquemas táticos não são definitivos. Eles são apenas uma base de referência, outros aspectos podem determinar o posicionamento. Por exemplo, o tipo de marcação. Assim, se uma equipe adota, em algum nível, a marcação individual, o esquema tático deve ser flexível.

O principal é não ficar preso aos rótulos, e não se limitar a conclusões rasas como: “o time joga no 442, ponto!”.

Pode ter certeza que essa é apenas a ponta do iceberg, e se você quiser descrever a estratégia de uma equipe, vai precisar muito mais palavras.

Assim, é tudo uma questão de profundidade da sua análise. O quanto de informações você quer passar ou entender.

Quais são as Táticas do Futebol?

Em suma, existem quatro grandes grupos de táticas no futebol:

  • Defende. São as táticas que determinam os posicionamentos de uma equipe sem a bola. Aqui faz sentido inserirmos o esquema tático. Ou ainda, os diferentes esquemas táticos de acordo com a altura do bloco de marcação.
  • Recupera. Existem dois extremos quando o assunto é recuperar a bola: proativo e reativo. Então, táticas reativas são aquelas onde a equipe aguarda (e reage) a alguma ação do seu adversário, para tentar recuperar a bola. Enquanto as táticas proativas, vão em busca de recuperar a bola, sem depender das ações do seu adversário.
  • Avança. Diz respeito às dinâmicas para chegar ao campo de ataque em diferentes situações de jogo. Por exemplo: o que fazer em uma saída de bola sob pressão alta, ou ainda sob meia pressão, situações de contra-ataques, entre outros casos.
  • Finaliza. São as dinâmicas de conclusão. Como a equipe vai tentar suas jogadas ofensivas de acordo com cada adversário, em cada situação de jogo diferente. Ou seja, como atacar, com quantos atacar, em contra-ataques, ou atacando o bloco adversário bem postado atrás.

Obviamente, dentro de cada grupo de tática existe uma infinidade de detalhes. No entanto, essa separação é completa para caracterizar todos os comportamentos do time.

De maneira geral, uma estratégia geral equilibrada, deve considerar o conjunto de táticas como um todo. Afinal, não basta marcar os gols, é preciso evitá-los.

Qual é a Melhor Tática de Futebol?

Como você percebeu até aqui no texto, táticas se combinam para potencializar as características individuais dos jogadores. Consequentemente, extrair o máximo da capacidade coletiva de uma equipe.

Ao menos na teoria.

Isso porque, muitas vezes o que a gente percebe na prática, são táticas em desequilíbrio com o que cada atleta pode oferecer. Por sua vez, esse desequilíbrio sacrifica a performance coletiva.

Então, conseguir a sintonia entre um modelo estratégico teórico e sua execução prática eficiente, pode ser uma grande vantagem.

Tática no Futebol Exige Equilíbrio

Assim, a melhor tática de futebol é aquela que consegue extrair o máximo das características individuais dos jogadores, em cada situação diferente de uma partida.

Além disso, a melhor tática também pode ser entendida como aquela que possibilita que os objetivos da estratégia geral sejam atingidos.

Afinal, táticas devem ser pensadas para moldar todo o comportamento do time em campo. Tanto com a bola, quanto sem a bola.

Portanto, a tática perfeita por si só não existe. O que é possível obter, é a tática perfeita para aqueles atletas, considerando aquela situação específica.

Análise Tática no Futebol

Eu costumo dizer que a análise tática nada mais é do que uma engenharia reversa das táticas do treinador para entender suas estratégias.

Partimos da análise das partes para entender o funcionamento do todo.

É como se, observando os comportamentos do time, pudéssemos identificar as táticas, e a partir delas descobrir o plano de jogo.

Análise Tática - Engenharia Reversa
Estudar as partes para entender o todo.

Em outras palavras, analisando o time em campo, entrar na mente do técnico que criou aquela estratégia.

Obviamente, existem desafios nesse processo. Por exemplo, podemos levantar questões como: será que um determinado comportamento, foi fruto da estratégia do treinador, ou simplesmente uma decisão individual de um jogador?

Existem diversas maneiras de entregar uma análise tática, uma delas é em vídeo, como as publicadas no Categoria Canal no YouTube.

Modelos de Análise Tática

Existem diversos modelos de análise tática que podem ajudar nesse processo.

Escrevi um artigo aqui sobre como você pode até mesmo criar o seu próprio modelo, e quais considerações devem ser feitas nesse processo.

No entanto, o modelo amplamente difundido é o das fases e transições.

Modelo de Fases e Transições

Mesmo assim, é um modelo teórico que não tem por objetivo descrever todas as situações reais do jogo.

Dessa maneira, algumas alternativas foram surgindo ao longo do tempo. Tanto complementos e ganchos para esse modelo, quanto o surgimento de modelos completamente novos.

Eu mesmo acabei criando um modelo próprio que fosse mais apropriado para análises ao vivo, e que explicassem o jogo em sua totalidade. Veja o artigo sobre o Modelo DRAF para conhecer em detalhes sua estrutura.

Qual é a Melhor Forma de Estudar Tática no Futebol?

Se você se interessou pelas definições, e por entender melhor o que é tática no futebol, o próximo passo é estudar o jogo de futebol em si.

Nesse ponto muitos acabam buscando livros para estudar tática, mas essa não é a melhor maneira de evoluir.

Os livros são excelentes para contar histórias, explicar modelos teóricos, e registrar definições. Mas futebol é movimento, é dinâmica, isso infelizmente as páginas de um livro não são capazes de reproduzir.

Estudar tática de futebol está relacionado a analisar jogos completos. Veja o artigo sobre a melhor forma de estudar futebol.

Portanto, a melhor forma de estudar tática, é analisar jogos completos. Não apenas assistir, mas analisar. São coisas diferentes.

Analisar jogos completos, seja aplicando modelos pré-existentes, seja criando o seu, é a única forma verdadeira de estudar futebol.

A Importância das Táticas no Futebol

A evolução do futebol está intimamente ligada a importância das táticas no futebol.

Na seção de Análises aqui do blog, você vai perceber que em todos os estudos de caso, as vantagens criadas em cada situação, nasceram das táticas adotadas.

Além disso, as evoluções mudaram a cara do jogo. Hoje os espaços estão menores, os dribles estão mais escassos, as vantagens são criadas em detalhes.

Portanto, a diversão de uma partida de futebol acabou migrando. Não está mais nos lances de efeito, esses estão cada vez mais raros, a diversão está agora nas diferentes vantagens táticas criadas dentro de campo.

Entender um pouco mais sobre estratégia e as táticas no futebol, permite uma experiência muito mais interessante para quem assiste.

Espero que, mesmo que aos poucos, mais pessoas possam perceber essas mudanças, e passem a ver futebol com outros olhos.

Grande abraço e até a próxima!

Raul Ando (Categoria Canal)

Raul Ando

Criador de Conteúdo e Fundador do Categoria Canal.

Curso de Análise Tática no Futebol

Certificado
| Inscrições Abertas
O maior aprendizado está no estudo da realidade. Aprenda estudando os grande técnicos.