4 Dicas de Ouro Para Melhorar sua Leitura de Jogo Agora

Analisar um jogo em em tempo-real pode ser uma tarefa um tanto quanto desafiadora. Felizmente, existem formas de melhorar sua leitura de jogo, entendendo conceitos chaves sobre estratégia no futebol.

Nesse texto vou listar 4 dicas de ouro, que você poderá aplicar imediatamente, e projetar como qualquer partida de futebol irá se desenrolar.

Essa é uma das questões mais levantadas pelos inscritos e seguidores do Categoria. Portanto, resolvi compartilhar essas dicas práticas, que podem te ajudar bastante.

Todos esses pontos são conhecidos por pouquíssimas pessoas, e agora estão aqui à sua disposição. Então, aproveite e boa leitura!

Dois Vilões da Leitura de Jogo

Começa o jogo!

As duas equipes travam aquela batalha inicial pela posse de bola, e o futebol rapidamente parece ser um infinito de possibilidades.

Existem dois fatores que atrapalham a maioria das pessoas na tentativa de entender o que está acontecendo, e o que acontecerá em campo.

Primeiramente, como eu gosto de reforçar, o futebol é um mar de distrações, e se você não souber para onde direcionar sua atenção, sua mente não vai processar o que realmente importa para melhorar sua leitura de jogo.

Futebol Um Mar de Distrações

É muita coisa acontecendo, não só dentro de campo como também fora dele. Tudo competindo nossa atenção. Fica difícil saber o que observar em cada situação.

Além disso, toda jogada parece ter um infinito de possibilidades. Parece impossível prever o que os jogadores podem fazer em campo.

Afinal de contas eles são livres para criar, se movimentar, tomar decisões.

Portanto, a distração natural e o aparente infinito de possibilidades dificultam (e muito!) nossa tarefa de ler o jogo.

Reorganizando as Conexões Neurais

Se deixarmos nosso cérebro no piloto automático, ele irá procurar distrações, novidades, prazer. É a busca pela dopamina,o hormônio da felicidade. Manter a concentração não é tarefa fácil.

Então para melhorar sua leitura de jogo, você precisa recriar suas conexões neurais, e atacar os dois vilões da leitura de jogo descritos acima.

Melhorar sua Leitura de Jogo - Conexões Neurais

Você pode estar se perguntando como como fazer isso…

Primeiro, praticar sua concentração, foco. Aprender para onde direcionar sua atenção em cada situação, principalmente uma partida de futebol.

Assim, você irá parar de desperdiçar sua preciosa energia, que vai por água abaixo, toda vez que você deixa sua atenção livre vagando por aí.

Além disso, você precisa entender que o futebol não é o caos total. Não existe um infinito de possibilidades.

Ou seja, cada situação tem um número limitado de possíveis desdobramentos, quebrar essa visão do caos, vai tornar o jogo mais fácil para ser interpretado.

Os primeiros passos para aprender a direcionar sua atenção é aprender o Modelo DRAF. E para entender que futebol não é caos total, leia mais sobre o looping do jogo.

Agora que as bases estão estabelecidas, vamos falar de futebol! A seguir você aprenderá as quatro dicas de ouro que melhorarão sua leitura de jogo na prática.

Dica #1 Desenhos Defensivos e Espaços Crônicos

Em suma, todas as táticas tem vulnerabilidades. Todos os desenhos defensivos tem espaços crônicos.

Portanto, é fundamental saber quais são esses espaços, pois eles se repetem ao longo do jogo todo.

(Espaço crônico na inversão da jogada.)

Estude e saiba o que esperar. Identificando onde estão as brechas você conseguirá avaliar a eficiência da equipe em neutralizar os próprios buracos. Assim como a competência do adversário em explorá-los.

Então, a primeira dica é: saiba quais espaços crônicos cada sistema defensivo oferece.

Dica #2 Níveis de Exposição

No futebol posicionamento é a base de tudo, onde estão os jogadores em cada situação faz toda a diferença.

Além do posicionamento, outro pilar importante é movimentação. Para ser mais específico, a velocidade dessa movimentação em si.

O comportamento de uma equipe vai aumentar ou diminuir seu nível de exposição ao longo do jogo.

A dica de ouro aqui é contar jogadores que passam da linha da bola para serem opções de passe na frente.

Organização Ataque da Atalanta de Gasperini
(Atalanta com seis jogadores a frente da linha da bola.)

Quando uma equipe avança com muitos jogadores, o tempo todo, ela pode aumentar suas chances na busca pelo gol. No entanto, ela também pode deixar a linha defensiva exposta, e sofrer um gol de contra-ataque.

E aí que entra a velocidade…

Quando uma equipe tem boa velocidade de recomposição, ela pode parecer exposta, mas a janela de oportunidade do contra-ataque é menor. Dessa forma a brecha fica menos evidente.

Portanto, fique atento ao nível de exposição das duas equipes, observando o posicionamento e a velocidade de recomposição.

Dica #3 Marcação Pressão e Eficiência

Quando uma equipe se propõe a fazer a marcação pressão, existem apenas quatro desdobramentos possíveis.

Primeiro, a equipe pode recuperar a bola no ataque e finalizar a jogada com seu adversário aberto.

Segundo, o time força a “bola rifada” e recupera a bola na defesa.

Terceiro, o time não consegue recuperar a bola, mas se recompõe com velocidade e não deixa espaço para ser atacado.

Quarto, a marcação pressão não funciona, o time fica com o desenho defensivo desfeito e deixa espaços para ser atacado.

Real Bétis de Quique Setién - Recupera
(Bétis fazendo a Marcação Pressão e forçando o chutão.)

É importante identificar qual está sendo o desdobramento de uma marcação pressão. Como você pode perceber existem dois cenários positivos, e dois cenários negativos.

Mas toda marcação pressão se resume a um desses quatro cenários. Com isso você identifica se a marcação pressão está deixando o time mais perto de fazer o gol, ou de sofrer!

Dica #4 Quantidade X Qualidade

A última dica está relacionada à eficiência das táticas de finalização.

Como eu sempre procuro reforçar, algumas tática de finalização precisam de um volume muito grande de tentativas para que sejam criadas chances perigosas, outras não.

Portanto é necessário conhecer a eficiência de um time em usar determinada tática, e a do adversário em neutralizar a mesma tática.

Gols da Atalanta no Valencia - Tabela
(Trocas de passe por dentro do bloco quando funcionam, não precisam de muitas tentativas para sair o gol.)

Muitas vezes, um time finaliza muito e não leva perigo. Outras vezes o time finaliza uma vez e marca o gol. Saber medir eficiência das táticas de finalização vai fazer sua leitura de jogo melhorar exponencialmente.

Melhorar sua Leitura de Jogo

Existem outros tantos conceitos que irão te ajudar a ter uma leitura de jogo mais assertiva.

Portanto, a medida que você se dedicar ao estudo das táticas, sua visão de jogo irá melhorar, e isso te deixará mais perto dos seus objetivos.

Para sua sorte, eu já pesquisei a fundo todos os grupos de táticas possíveis que uma equipe pode adotar. Além de mapear todas as vantagens e desvantagens de cada uma nos pequenos detalhes.

Então, acelere esse processo de aprendizado, começando agora o Curso de Análise Tática (leitores(as) do blog tem desconto com o cupom: categoriacanal).

No entanto, você pode iniciar nesse processo, melhorarando sua leitura de jogo, apenas aplicando as dicas em 4 passos simples:

  1. Evite distrações. Elas vão consumir preciosa energia e não contribuirão para sua visão.
  2. Não misture as coisas. Cada comportamento tem um número limitado de desdobramentos, fique atento ao looping do jogo.
  3. Estude. Entenda as vantagens e desvantagens das diferentes táticas, e aprenda a medir a eficiência de cada uma. Aqui entram as 4 dicas desse texto e tudo o que você aprenderá ao longo dos estudos.
  4. Pratique. Faça isso de forma sistêmica, e alimente as novas conexões neurais do seu cérebro.

Seguindo esses passos, você irá melhorar sua leitura de jogo a cada jogo assistido. Aliás, me conta se funcionou, lá no Instagram, ou aqui mesmo nos comentários do blog.

Grande abraço e até a próxima!

Curso de Análise Tática


Gostou? Compartilhe esse texto!