Saiba Como Prever Gols

O que você faria se tivesse o poder de prever quando um gol vai sair? Sim, é possível antecipar o momento mágico do futebol sem bola de cristal, ou qualquer outro tipo de mágica.

Pois é, para algumas pessoas o futebol pode ser uma caixinha de surpresas, para outras, nem tanto.

Se você sente dificuldades em projetar o que vai acontecer em uma partida de futebol, esse texto é para você. Aliás, saiba que você não está sozinho(a) nessa jornada.

Então, fique até o fim e aprenda de uma vez por todas o que fazer para começar a prever gols de forma prática e eficiente.

É realmente possível prever gols?

Como eu já disse, a resposta é sim. Agora se você me perguntar se todo mundo vai conseguir prever gols. A resposta é não.

Isso porque, a maioria das pessoas está esperando uma fórmula mágica, ou realmente uma bola de cristal para fazer isso. Infelizmente, não é assim que funciona.

Neste texto vou explicar como você pode prever gols, mas antecipo que dependerá da sua dedicação. Nada cairá do céu. Mas tenho certeza que aplicando os conceitos desse texto, você vai começar a caminhar na direção certa.

O Ciclo Vicioso da Falsa Ilusão

Primeiramente, você precisa saber se está caindo no ciclo da falsa ilusão. Isso cria um bloqueio enorme, e vai te atrapalhar muito se você quer prever gols.

A maioria das pessoas superestima o poder da mente, e acaba presa a uma espécie de ciclo vicioso do erro. Lembre disso, nossa mente é limitada.

Nosso cérebro não é capaz de processar tudo o que acontece em campo. Além disso, nossa memória não consegue armazenar todos os lances que acontecem em um jogo completo.

Ciclo do Erro

Assim, armazenamos apenas alguns fragmentos de realidade. Ou seja, alguns pedaços do jogo, e geralmente aqueles lances mais bizarros ou chances claras de gol.

O problema é que nosso cérebro se encarrega de preencher as lacunas, e desenvolvemos a falsa sensação de estarmos entendendo tudo.

Você já deve ter ouvido, ou até falado na roda de amigos: “Esse jogo eu assisti!” ou “Esse time eu vi jogar!”. Mas sequer lembra quem estava em campo. Falamos coisas desse tipo frequentemente, e o pior, com toda segurança do mundo.

A grande verdade é que a maioria das pessoas está tirando suas conclusões em bases rasas, e isso é um enorme convite ao erro. Dessa forma, inevitavelmente tiramos projeções equivocadas, descoladas da verdadeira realidade.

O mesmo acontece quando você está assistindo a um jogo, e tenta prever quem vai fazer o gol. Se estiver nesse ciclo do erro, sinto muito, você tem grandes chances de errar, ou ficar refém da sorte.

Primeiros Passos

Ok, mas e agora? Como faço para quebrar o ciclo do erro e começar a prever gols?

A resposta é bem simples, aprenda para onde direcionar sua atenção e faça anotações. Como eu já havia dito, não existe mágica, apenas trabalho duro (Muricy feelings).

Aplique o Modelo DRAF nas duas equipes e tente entender os grupos de táticas que estão sendo utilizados.

Se você é aluno(a) do Curso de Análise Tática, já sabe como (e por que) usar o modelo DRAF. Caso ainda não seja, leia esse artigo para dar seus primeiros passos no modelo DRAF e assista aos vídeos no YouTube.

DRAF é Atenção

Resumidamente você irá responder quatro perguntas para cada time: (1) Como o time se defende? (2) Como o time recupera? (3) Como o time avança? (4) Como o time finaliza?

Isso abrirá as portas da compreensão tática das equipes.

Obviamente, dentro de cada grupo de táticas existem vários outros pontos importantes, e até mesmo pequenos detalhes que fazem toda a diferença.

Entretanto, mesmo que ainda esteja iniciando nesse mundo, basta tentar responder a estas questões do seu jeito, e eu garanto que sua visão vai melhorar, e vai te fazer quebrar o ciclo do erro.

Isso porque, as quatro perguntas vão garantir que sua atenção está onde ela deveria estar, e não vagando por aí. E as distrações em uma partida de futebol podem ser muitas.

O Looping do Jogo

Bom, depois de direcionar sua atenção da maneira correta você precisa identificar o looping do jogo. A cadeia de eventos que se repete em uma partida. Leia este post que você aprenderá mais sobre esse conceito.

Em suma, existem situações que alimentam outras, e assim por diante. Esses comportamentos tendem a se repetir ao longo do jogo. Mas principalmente, os desdobramentos das ações tendem a serem os mesmos, basta você saber para onde direcionar sua atenção.

Exemplo Mapa de Ações DRAF

Você pode usar o Mapa de Ações para encontrar o looping do jogo, fazer suas anotações em papel, ou algum dispositivo eletrônico. A ferramenta é apenas um meio, o importante é a veracidade dos fatos registrados, o formato é o que menos importa.

Lembre-se, anotar é muito importante! Não superestime sua memória.

Entenda o desdobramento das situações, o que acontece quando o time tenta determinada jogada. Com a mente aberta, você vai se surpreender, percebendo como o jogo pode se tornar repetitivo ao longo de noventa minutos.

Portanto, prevísivel. Opa! Entendeu onde estamos chegando?

Vantagens Ofensivas Recorrentes

Uma vez que o looping está ficando claro, tente entender onde um time leva vantagem quando chega ao ataque. Além disso, saiba quantas vezes isso se repete (por isso anote!). Se aquelas investidas estão sendo neutralizadas, ou gerando oportunidades de finalização.

Assim, você deve entender, quais táticas estão funcionando melhor, de acordo com o comportamento do adversário.

Lembre-se sempre de que existem dois times em campo, não fique analisando apenas um time.

Estude os times, aplique o DRAF para encontrar suas vantagens e vulnerabilidades. Conhecendo isso, você já está a um passo de começar a prever se o gol vai sair ou não.

Eficiência das Táticas de Finalização

Aqui está o grande segredo do sucesso. Saber medir a eficiência de cada tática de finalização. Infelizmente, esse é realmente o ponto mais difícil. Gostaria que fosse simples, mas não é, principalmente para quem está iniciando.

Em suma, existem táticas de finalização que dependem de um volume muito grande de tentativas, outras não.

Algumas táticas são mais letais do que outras. Além disso, times específicos são mais eficientes em determinadas táticas. E mais, os adversários podem ser bons em neutralizar algumas táticas e outras não.

Saiba Como Prever Gols

Dessa forma, não basta ficar medindo número de chutes a gol para saber se o gol vai sair ou não. Algumas táticas precisam de poucos chutes, outras precisam de muitos.

Algumas táticas funcionam melhor contra determinados adversários e outros não. Enfim, existem muitas variáveis envolvidas, aumentando o nível de complexidade.

Mas não desanime! Dominar essa técnica não é impossível!

Estudo e dedicação vão trazer os resultados que você deseja. Aprenda para onde direcionar sua atenção e você irá conseguir prever gols com muito mais sucesso!

É por esse motivo que as aulas do módulo de táticas ofensivas são as mais longas.

Dentro de cada tática de finalização você precisa entender, os principais pontos de atenção, quais são as vantagens e desvantagens, o que o adversário pode fazer para neutralizar, quais táticas precisam de grandes volumes de tentativas e quais não.

Curso de Análise Tática

De qualquer forma, aplicando os conceitos deste texto, tenho certeza que suas previsões começarão a melhorar, e muito! Quanto mais você fizer tudo isso, mais assertivas serão suas previsões. É um ciclo de aprendizado muito rico.

Agora se você não quer ficar perdendo tempo reinventando a roda, e quer acelerar seu desenvolvimento, se inscreva no Curso de Análise Tática. Como leitor(a) do blog você tem direito a desconto, basta utilizar o cupom: categoriacanal

Resumo da Ópera

Então, recapitulando:

  • Quebre o ciclo do erro
  • Aplique o Modelo DRAF nas duas equipes
  • Encontre o looping do jogo
  • Identifique vantagens ofensivas recorrentes
  • Saiba a eficiência dessas táticas
  • Repita o processo

Viu como não é tão difícil assim? Com muito estudo e principalmente prática, tenho certeza que em breve você estará prevendo gols nas partidas que quiser.

Grande abraço e até a próxima!


Gostou? Compartilhe esse texto!