Os Primeiros Passos de Hansi Flick no Barcelona

O novo trabalho de Hansi Flick à frente do Barcelona começou com o pé direito: vitória contra o Valencia fora de casa por 2 a 1.

Mesmo que o elenco ainda não esteja 100% à disposição do treinador, algumas mudanças no modelo de jogo já começam a ficar evidentes.

No entanto, pelo menos nesse início, não estamos diante de um trabalho de ruptura total. Alguns pontos herdados do trabalho anterior foram conservados.

Então, nessa análise vamos entender o que já mudou, e o que ainda permanece igual no Barcelona nesta nova temporada que se inicia.

Posicionamento Defensivo

Sem a bola, o desenho defensivo base do time permanece muito parecido. O Barcelona de Hansi Flick se defende no 4231.

Barcelona 2025 - Posicionamento Defensivo

Desconsiderando os desfalques, a grande diferença foi a posição do Raphinha.

Enquanto Xavi escalava o brasileiro pelas pontas, e até mesmo na lateral, Hansi Flick apostou nele como meia-atacante, atuando mais próximo do corredor central.

Marcação Pressão

A marcação pressão continua sendo executada ao longo do jogo todo, seja nas cobranças de tiro de meta, nas reposições de lateral, ou nas bolas recuadas.

Barcelona Hansi Flick - Marcação Pressão

A diferença é a forma como ela foi executada, que é bem semelhante ao do Bayern de Munique de Hansi Flick.

Os pontas são bastante exigidos. Eles pressionam os zagueiros de frente, e recuam dobrando quando o lateral adversário é acionado em suas costas.

O centroavante e o meia-atacante marcam os volantes, permitindo que a equipe crie superioridade numérica no corredor central.

Dessa forma, um dos meio-campistas sobra, tanto para dobrar a marcação, quanto para fortalecer a briga pela sobra de um eventual lançamento.

Posicionamento Ofensivo

A organização ofensiva permanece muito semelhante. Hansi Flick organizou o Barcelona no 2323, pelo menos no início da partida.

Barcelona 2025 - Posicionamento Ofensivo.jpg

Entretanto, mesmo que o posicionamento seja parecido, as dinâmicas já se mostraram diferentes.

Provavelmente veremos um Barcelona que circula menos, e arrisca mais. Em outras palavras, que coloque mais a bola em risco para criar jogadas de finalização.

Jogadas de Ataque

O gráfico de ataques posicionais mostra um volume relativamente baixo de jogadas de ataque, mesmo que o time tivesse bastante posse de bola.

Ataque Posicional (Barcelona).jpg

Observe como em alguns momentos a equipe arrisca mais, tenta diferentes jogadas. Enquanto em outros, valoriza mais a posse, colocando menos a bola em risco.

Afinal, ainda é apenas o início do trabalho de Hansi Flick. Esse ponto é praticamente uma mudança cultural, e para ser alterado levará muito mais tempo (isso se esse for o objetivo).

Profundidade

Mas a construção de um time mais vertical fica evidente nas jogadas tentadas, em especial no começo do primeiro tempo.

Jogada em Profundidade - Espaço Lateral-Zagueiro

O plano de jogo inicial era explorar jogadas de profundidade, com os zagueiros na construção, e um meia atacando o espaço entre o lateral e o zagueiro.

Esse tipo de jogada era marca registrada do Bayern de Munique, mas colocava a bola em risco o tempo todo, exigindo uma nova recuperação.

Infiltrações

Ao longo do primeiro tempo, o Barcelona passou a tentar outra jogada.

Ferran Torres passou a se movimentar da ponta para o meio, limpando o corredor para a descida do Baldé.

Infiltração Inversão.jpg

Então, primeiro o time tentava infiltrar, ativava a compactação do Valencia, e abria pela esquerda com o Baldé. Dessa dinâmica nasceu a primeira chance clara, o gol de empate no final do primeiro tempo, e outras até que o Baldé saísse lesionado.

Os Primeiros Passos de Hansi Flick no Barcelona

Alguns cenários não puderam ser testados nesta primeira partida contra o Valencia. Por exemplo, a saída de bola sob pressão, e os contra-ataques de transição rápida.

Mas essa primeira partida mostra muito mais um Hansi Flick se adaptando ao modelo de jogo do Barcelona, do que uma mudança muito brusca.

Portanto, existem diferenças bem marcantes se compararmos o Bayern de Munique de Hansi Flick, mas já é possível ver alguns traços daquele modelo de jogo tão bem sucedido.

Importante reforçar que estamos apenas no início do trabalho ainda, e muitas mudanças deverão acontecer, tanto no modelo de jogo, quanto na composição do elenco.

Continuaremos de olho no Barcelona de Hansi Flick na sequência da temporada 2024/25.

Grande abraço e até a próxima!

Análise de Equipe
Raul Ando
Raul Ando. Analista de futebol profissional. Apaixonado por táticas e estratégias de jogo. Produtor de conteúdo no Categoria Canal, Futebol Cursos e Núcleo de Análise Tática.
O Arsenal Vai Desbancar o City?

O Arsenal Vai Desbancar o City?

Será que dessa vez o Arsenal de Mikel Arteta sai da fila? A temporada está apenas começando, mas o início é bastante promisso...

Como Funciona o Quarteto do Real Madrid

Como Funciona o Quarteto do Real Madrid

Vinícius Jr, Rodrygo, Bellingham e Mbappé. Como será que o técnico Carlo Ancelotti vai encaixar esses quatro jogadores no tim...

A Nova Organização Ofensiva do Manchester City

A Nova Organização Ofensiva do Manchester City

Pep Guardiola não se cansa de reinventar o Manchester City. Nesse início de temporada, a equipe apresentou uma nova organizaç...

© 2015-2024 Categoria Canal - Todos os direitos reservados.