O Jogo de Posições e Ataque Posicional são coisas bem diferentes no “tatiquês” do futebol.
Já perdi as contas de quantas vezes eu vou falar sobre o Ataque Posicional de um time e aparece alguém dizendo: “Mas esse técnico pratica o Jogo de Posições?”
Essa relação está errada, os dois termos não estão conectados diretamente.
Mas é perfeitamente compreensível, são dois termos parecidos. Aliás, se você já me acompanha há mais tempo sabe que eu não sou nenhum pouco apegado aos termos do futebol.
Costumo dizer que o importante é comunicar as ideias, e, principalmente, a moral da história, ou o porquê das coisas.
No entanto, alguns termos ajudam a resumir informações, e acabam sendo bastante úteis.
Nesse texto vou esclarecer a diferença conceitual mais aceita entre Jogo de Posições e Ataque Posicional.
Boa leitura!
O que é Ataque Posicional?
Ataque posicional é uma situação específica do jogo: a equipe com a bola está em sua organização ofensiva, enquanto a equipe sem a bola está bem organizada em seu campo de defesa.
Em outras palavras, uma equipe está bem posicionada para atacar no campo do adversário, e a outra bem posicionada para se defender em seu próprio campo.
Ataque posicional da Bélgica contra a França na Copa do Mundo 2018.
No futebol moderno essa é a situação que mais se repete na maioria das partidas. Além disso, esse é o cenário mais desafiador para o ataque. Uma vez que seu adversário está organizado, oferecendo poucos espaços.
Então, geralmente esse tipo de ataque acaba exigindo uma criação de jogadas mais trabalhadas, com um envolvimento coletivo maior.
No entanto, isso não é uma regra. Ou seja, nada impede uma equipe de adotar uma criação rápida nessa situação de jogo. Por exemplo, uma equipe cruzar uma bola na área buscando um jogador de referência, ou um chute de longe.
Agora, como eu disse aqui no artigo sobre os espaços no futebol moderno, ter jogadas coletivas eficientes é o que potencializa as individualidades, e aumenta as chances de sucesso.
O que é Jogo de Posições?
Sendo o mais direto possível eu diria que Jogo de Posições é um conjunto de ideias de como praticar futebol em busca da criação dos diversos tipos de superioridade.
Há um bom tempo atrás eu fiz um vídeo sobre o Jogo de Posições, explicando de uma forma mais didática esse conjunto de ideias.
Mas não existe uma definição formal de jogo de posições. Isso porque ao longo do tempo, diferentes treinadores evoluíram em frentes diferentes. Assim, cada um foi contribuindo para a evolução de como colocar essas ideias em prática.
Além do mais, as próprias ideias foram evoluindo, se adaptando, e agregando novos conceitos que foram inegavelmente se mostrando úteis.
O próprio Guardiola se considera “um ladrão de ideias”.
Portanto, muito mais do que ficar preso a uma filosofia engessada, todos os grandes personagens do futebol abusam da criatividade para tentar gerar vantagem para suas equipes dentro de campo.
A Diferença Entre Jogo Posicional e Ataque Posicional
Portanto, Jogo de Posições não tem nada a ver com Ataque Posicional.
A única relação é que as equipes praticantes do Jogo Posicional precisam ter um bom Ataque Posicional, assim como todas as outras equipes de futebol.
Mas de onde vem essa confusão dos termos?
Bom, acredito que seja pela palavra Posicional. Muitos escutam que o Guardiola pratica o Jogo de Posições, e logo acham que tudo que tiver Posicional no nome deve ser um pedaço do Jogo de Posições.
Se você já é assinante do Portal Futebol Cursos, veja a série de vídeos sobre Os Termos do Futebol. Ela foi desenvolvida para descomplicar todos esses problemas, e trazer mais clareza à comunicação.
Caso você ainda não seja assinante, aproveite o cupom de desconto categoriablog exclusivo para leitores do Blog.
Grande abraço e até a próxima!