Interpretar o futebol pode ser uma tarefa difícil. Afinal, futebol é uma caixinha de surpresas onde tudo pode acontecer.
Mas será que é mesmo? Será que a dificuldade de interpretação não está relacionada à falta de uma forma organizada de perceber as ações de jogo?
Pois é, com uma boa organização as coisas ficam muito mais f�áceis de serem compreendidas.
Dessa maneira, nasceu a ideia (ou a necessidade) de montar o Mapa do Futebol. Algo que explicasse 100% dos casos observáveis em qualquer partida.
[elementor-template id=”7774″]
Até o final desse texto você vai conseguir ter uma interpretação muito mais organizada do que é o futebol.
O Mapa do Futebol
Hoje começaremos pelo final, abaixo você encontra o que eu batizei como o Mapa do Futebol. Aqui você pode ter uma noção da sua estrutura geral, e ao longo do texto vamos entender o que significa cada uma dessas caixas-duelos azuis e vermelhas.
O Primeiro Duelo do Mapa do Futebol
Esses pontos de partida representam o primeiro duelo no início de cada jogada: a “Saída de Bola” contra a “Marcação Pressão”.
Assim, toda vez que uma equipe tem a bola no campo de defesa, e o adversário decide avançar para pressionar, ocorre esse primeiro duelo.
Caso a saída de bola seja mais eficiente que a marcação pressão, o time avançará em campo (Desdobramento A). Caso a marcação pressão vença o duelo, a posse de bola passa a ser do time que estava marcando (Desdobramento B).
Os 4 Tipos de Ataque do Futebol
Portanto, os duelos e corridas entre recomposição e verticalidade, determinarão quais serão as situações de ataque que cada jogada proporcionará.
Dessa maneira teremos três tipos de ataques com a bola rolando, e um quarto grupo de ataques que nascem em diferentes tipos de bolas paradas.
Em suma, a forma mais fácil de separar os tipos de ataque é partir de como está posicionado o bloco de marcação do time que está se defendendo. Em outras palavras, o tipo de ataque é determinado pelo time que está sem a bola.
Mapa do Futebol Organiza o Caos
Então, voltando ao início do texto, onde levantamos a questão sobre o futebol ser um caixinha de surpresas onde tudo pode acontecer.
Tudo pode sim acontecer… desde que esteja dentro do mapa do futebol.
Entender o mapa torna muito mais simples a tarefa de interpretar qualquer partida. Uma vez que cada situação tem poucos desdobramentos possíveis.
Afinal, volume vai nos dizer se aquela situação tende a acontecer com mais ou menos frequência. Enquanto a eficiência vai nos mostrar o potencial de perigo de um tipo de ataque específico.
Isso porque, algumas jogadas podem ter um enorme volume de tentativas, emocionar muita gente, mas ter um potencial extremamente baixo. Paralelo a isso, algumas jogadas podem ter um volume mínimo, mas um potencial de perigo gigante. Assim, bastam poucas tentativas para que saia uma chance clara de gol.
Conclusão
Por mais que o futebol seja um evento onde a aleatoriedade estará sempre presente, é possível interpretá-lo de uma maneira que facilite a projeção de cenários. Ou ainda, que nos permita saber o que esperar de cada situação que observamos em campo.
Portanto, quando você estiver em apuros para entender um jogo, lembre-se do mapa, lembre-se dos desdobramentos possíveis, e saiba que de cada situação, apenas algumas poucas podem acontecer.
Partindo disso, você vai saber o que esperar, e, principalmente, quais times estão levando vantagem em quais duelos. O resto vai fluir naturalmente.
Grande abraço e até a próxima!