O que é Desenho Defensivo no Futebol?

Um termo muito utilizado nas análises táticas, tanto aqui do blog quanto do canal do Youtube, é desenho defensivo. Mas o que significa exatamente esse termo?

Como essa é uma dúvida recorrente, essa postagem é para esclarecer tudo sobre desenho defensivo, o que ele representa nas análises de futebol. Além disso, mostrar como esse conceito pode ajudar na hora de entender o sistema defensivo de qualquer equipe.

O que é Desenho Defensivo?

Em resumo, desenho defensivo nada mais é do que a figura geométrica que o posicionamento dos jogadores forma em campo, especificamente quando o time está sem a bola.

Certamente, todo desenho é dinâmico, vai mudando de acordo com onde está a bola, ou as movimentações do adversário. Por isso, muitas vezes o termo mais utilizado é desenho defensivo base. Dessa forma, primeiro entendemos a figura base, e a partir dela suas variações.

Desenho Defensivo Watford 3 0 Liverpool
Watford – Desenho Defensivo 451

Uma forma de ilustrar diferentes desenhos defensivos, é utilizar os números para descrever quantos jogadores tem em cada linha de marcação. Seguramente, você já deve ter ouvido falar em 442, 532, 422, 4231, e por aí vai…

Mas atenção, como eu sempre costumo dizer, nunca fique preso apenas aos números nessa hora. O importante é você encontrar uma descrição que funcione para você. Alguns tem facilidades com números, outros preferem ver triângulos, retângulos e trapézio.

Defesa do Bayern de Munique 2019-2020
Bayern de Munique – Desenho Defensivo 4231

Enfim, você pode desenhar a disposição dos jogadores da forma como funcionar melhor para você. Desde que seja condizente com a realidade.

Desenhos Defensivos Diversos

Como você já deve ter percebido, existem inúmeros desenhos defensivos. Nas imagens dessa postagem vemos alguns exemplos dessa diversidade.

Modelo DRAF - Defende
Liverpool – 433

Existem três pontos importantes que diferenciam as organizações defensivas: amplitude, profundidade e compactação.

Desenhos com Amplitude

Existem desenhos com bastante amplitude, como a imagem abaixo do Borussia Dortmund se defendendo no 541. Nesse posicionamento, o time fica mais “largo” em campo, para proteger contra as inversões rápidas de jogo.

Sistema Defensivo do Borussia Dortmund
Borussia Dortmund – 541

Contudo, quando o desenho tem bastante amplitude, ele tem pouca profundidade. Dessa maneira, por apresentar apenas duas linhas de marcação, existe sempre uma zona de paz na frente da linha do meio. Além disso essa zona de paz na origem da jogada, está sempre próxima ao espaço nas costas da defesa.

Desenhos com Profundidade

Em contra-partida, desenhos defensivos com três linhas de marcação, apresentam bastante profundidade, deixam a zona de paz mais longe da linha defensiva.

Chelsea Desenho Defensivo 433 Espaço Inversão
Chelsea – 433 – Espaço na Inversão

Entretanto, também tem seus pontos negativos, deixam espaço principalmente na inversão da jogada. Como podemos observar na imagem acima.

Nível de Compactação Defensiva

O nível de compactação do posicionamento de uma equipe, é o quanto os jogadores se aproximam para criar a zona de guerra. Blocos compactados dificultam a infiltração, mas tem uma área de cobertura menor em relação ao tamanho do campo .

Posse de Bola Horizontal
França 2018 – Alto nível de Compactação Defensiva

Enquanto blocos menos compactados, não dificultam tanto as infiltrações por dentro da zona de guerra, e confiam mais nos confrontos individuais para recuperarem a bola. Além disso cobrem uma área maior do campo, justamente pelo fato de os jogadores estarem mais distantes entre si.

Formações Semelhantes Comportamentos Distintos

Outro ponto fundamental a ser considerado nesse momento, é que muitas vezes desenhos semelhantes podem produzir comportamentos bem diferentes.

Em outras palavras, podem existir diferentes 433, onde a semelhança é apenas o número de jogadores em cada linha. O que irá produzir essa variação é o nível de compactação do bloco e as táticas de recuperação de bola.

Aliás, as táticas de recuperação de bola são assuntos mais complexos que merecem discussões a parte.

Mas apenas para ilustrar esse ponto, imagine um time que adote o posicionamento e paciência, aguarda seu adversário tentar invadir o bloco de marcação compactado para tentar recuperar a bola, isso tudo com o desenho base do 433.

Jogos com Poucos Gols - Finalização Neutralizada
França 2018 – 433 somado ao Posicionamento e Paciência

O mesmo 433 em uma equipe que faz marcação pressão, perde pressiona e adota táticas de recuperação de bola mais proativas, terá um comportamento completamente diferente.

Portanto, não fique preso a números, para entender de verdade o comportamento sem a bola, sua análise deverá ser mais complexa e se debruçar também sobre outros pontos do comportamento daquela equipe.

Grande abraço e até a próxima!


Gostou? Compartilhe esse texto!